JustiçaParanáPolítica

Entidades repudiam decisão judicial

De Rogério Galindo, no Plural:

Uma série de instituições de defesa do jornalismo e da liberdade de expressão repudiaram ontem a decisão do juiz Marcelo Mazzali determinando a retirada do ar de conteúdos relativos à campanha do candidato a prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD). As três reportagens e os cinco posts de Instagram foram removidos porque, na compreensão do juiz, tratava-se de “propaganda negativa” que poderia criar “estados mentais artificiais” contra o vice-prefeito.

As reportagens tratavam de um caso de coação a funcionários da Prefeitura de Curitiba, que receberam ordens de comprar ingressos para um jantar do PSD em Santa Felicidade. A própria Prefeitura de Curitiba exonerou o autor da coação, o que só dá legitimidade aos áudios vazados.

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor), o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (Sindijor Norte) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentaram a decisão afirmando que a liberdade de imprensa é “um importante pilar das sociedades democráticas. Sem acesso a informações produzidas com ética e responsabilidade de forma livre, resta prejudicada a capacidade das eleitoras e eleitores conseguirem formular senso crítico e opinião sobre os postulantes a cargos políticos. O jornalismo é, portanto, essencial à democracia”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo