ServiçozDestaque

Maringá investe R$ 163 milhões em 70 obras em andamento

Um relatório atualizado da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) aponta que a Prefeitura de Maringá conta com 70 obras em andamento que representam um investimento de R$ 163,7 milhões.
Esse valor investido deverá dobrar até o final deste ano com outros 27 projetos, obras e serviços que estão em processo de licitação, com investimento estimado em R$ 165,6 milhões. No total, o canteiro de obras no município atinge R$ 329,3 milhões investidos.
As obras principais – entre médias e grandes – envolvem implantação ou melhorias de vias de ligação de bairros, de mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, ampliação e reforma de escolas e centros municipais de educação infantil, além de melhorias das instalações esportivas. Algumas das ações são desenvolvidas em parceria com o Governo Federal.
O relatório da Semop revela ainda que de janeiro até o mês de outubro de 2018 foram emitidas 101 ordens de serviço para a execução de obras no município, além de mais de 160 que foram assinadas no ano passado.
Das 70 obras em andamento no município, 22 delas estão em fase de acabamento.

Principais obras em andamento:
Terminal Intermodal
Na região do Novo Centro as obras do Terminal Intermodal ganham maior visibilidade a partir dos trabalhos de instalação das vigas longarinas metálicas que darão sustentação à cobertura das estações rodoviária e ferroviária.
Pintadas na cor amarelo, as peças da estrutura também são a base de sustentação do mezanino, que cruzará, no sentido norte-sul, a Avenida Horácio Raccanello Filho até a Avenida Tamandaré.
A estrutura do mezanino ficará sob os três arcos da cobertura, previstos no projeto, que terão 17,5 metros de altura e 69 metros de comprimento, remetendo o aspecto do Terminal Intermodal à arquitetura da antiga estação rodoviária.
No canteiro de obras também foi feita a realocação da rede elétrica para execução das obras subterrâneas da futura estação ferroviária, além dos trabalhos de perfuração do solo e a fixação de cerca de 500 estacas dos pilares que dão suporte às fundações do mezanino e plataformas.
Também foi feita a concretagem da estrutura e a construção em alvenaria do Edifício Operacional 1, localizado próximo à Avenida Duque de Caxias.
No lado oposto da área, próximo à Avenida Herval, a estrutura já está pronta, assim como a aplicação de reboco e implantação de contrapiso no Edifício Operacional 2, que abrigará a central de operações e a parte administrativa.
Na área central do terreno – próximo ao estacionamento onde existia a antiga estação rodoviária – avançam as obras de construção da estrutura do Acesso 1 do mezanino, que terá três acessos para ligação das estações ferroviárias Norte e Sul.
Também está sendo concluído o edital de licitação no valor de R$ 3,7 milhões para aquisição de vidros temperados e esquadrias de alumínio para finalização do mezanino e outros setores da área de embarque e desembarque de passageiros.
O conjunto de obras prossegue dentro do cronograma, com término previsto para setembro de 2019 ao custo estimado de R$ 64 milhões.

Duplicação da Carlos Borges
Na região sudoeste de Maringá seguem as obras de duplicação da Avenida Carlos Borges, no trajeto de 3,2 quilômetros entre o cruzamento com a Avenida Luiz Teixeira Mendes até a Rua Pioneiro Exaltino Pereira Boa Sorte, no lado sul do Anel Viário Sincler Sambatti.
Conforme é feita a liberação para obras posteriores, várias frentes de trabalho atuam na pavimentação de alguns trechos, na execução da rede de drenagem, na construção de calçadas e da ciclovia.
A duplicação da avenida ocupa uma faixa de 36 metros de largura, contendo duas pistas de 9 metros – incluindo as faixas de estacionamento – além de canteiro central de 8 metros, com uma faixa de ciclovia e calçadas laterais. Haverá semáforos para transposição da via nos cruzamentos, retornos e criados binários com pontos de ligação nas vias paralelas.
O município já investiu R$ 7,2 milhões em desapropriações de 28 lotes. A obra terá custo total de R$ 12,021 milhões, com entrega programada para o mês de julho de 2019.

Rua Cristal
Para servir de contorno viário na parte oeste da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estão em fase de conclusão os trabalhos de abertura de um novo trecho da Rua Cristal, que está sendo prolongada desde o cruzamento com a Avenida Mário Clappier Urbinatti, no Jardim Canadá, até a Rua Dr. Miguel Zacarias, na Vila Progresso, com futura extensão até a Avenida Colombo.
Os trabalhos já envolveram a remoção de uma faixa de área plantada de eucalipto para implantação do leito das duas pistas da rua, que também ganhará galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, calçadas, arborização e sinalização.

Avenida Campolina
Embora já esteja concluída e com o tráfego em operação, a obra para prolongamento da Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina agora está ganhando rampas de acessibilidade no canteiro central, além de um semáforo no cruzamento com a Rua João Luiz Dias, na altura da divisa da Vila Esperança com o Jardim do Sol, na região norte da cidade.
O prolongamento da via inicia no cruzamento com a Rua Cristal – na altura do bairro Cidade Jardim – até o cruzamento com a Avenida Morangueira.
No conjunto de obras para ligação interbairros também estão em andamento as obras de junção da segunda pista da Rua João Luiz Dias – no Jardim do Sol – até as duas pistas do setor norte da Avenida Herval, atualmente interrompidas na altura do Jardim Imperial II.

Avenida João Pereira
Depois de serem readequados pela equipe técnica da Diretoria de Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), estão em fase de licitação os projetos para execução das obras de pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais e galeria celular na Avenida João Pereira, na região noroeste de Maringá.
As obras preveem a ligação da via desde a Rua Henrique Bim – próxima ao futuro viaduto da Avenida Colombo, no Jardim Indaiá – até a Avenida Pintassilgo, que é o prolongamento da Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff, na divisa do Jardim Brasília com o Parque das Laranjeiras.
Para minimizar os impactos ambientais no ribeirão Maringá, as readequações no projeto original visam a construção de um pontilhão em curva na Avenida João Pereira, no trajeto de 135 metros de extensão entre a Rua das Mangueiras e a Rua Pioneira Arminda Buschini Seravalli, além de duas pontes sobre o Ribeirão Maringá, na Avenida José Alves dos Santos.

Avenida José Alves
Também foi finalizado pelas equipes da Semop o orçamento do projeto para licitação das obras de readequações nas duas pistas da Avenida José Alves dos Santos, na região noroeste da cidade.
O projeto para construção das duas pontes prevê a substituição das galerias celulares inicialmente projetadas para transpor o Ribeirão Maringá, que se junta ao córrego Nazareth, na altura da Rua Senador Accioly Filho, no Jardim do Carmo.
As obras no valor de R$ 6,2 milhões têm prazo para execução no primeiro trimestre de 2019.

Ciclovias
No Programa de Mobilidade Urbana de Maringá também são investidos R$ 2,3 milhões na implantação de 7,8 quilômetros de ciclovias que interligam as regiões leste e oeste e centro-sul da cidade.
Em um dos trechos, os ciclistas poderão percorrer 1,7 km sobre o canteiro central da Avenida Horário Raccanello Filho, desde o cruzamento com a Avenida Pedro Taques – na região da Zona 10 – até a Avenida Paraná, onde as pistas bidirecionais da ciclovia são conectadas à Avenida Guaíra no percurso até a Avenida 19 de Dezembro. A implantação do trecho tem custo de R$ 437,6 mil.
Para o próximo mês de novembro está prevista a conclusão dos 3,6 km de extensão da ciclovia da Avenida Gastão Vidigal, na região sul da cidade.
Também com pistas bidirecionais no canteiro central da via, a ciclovia dará continuidade à ciclovia já existente na Avenida Brasil e seguirá até o Anel Viário Prefeito Sincler Sambati, o Contorno Sul de Maringá. A obra tem custo de R$ 1,3 milhão.
O terceiro trecho de ciclovia bidirecional está sendo implantado junto com as obras de duplicação da Avenida Carlos Correia Borges, que estão em andamento no sentido centro-sul da cidade. A extensão da ciclovia é a mesma da avenida, que mede 2,5 km, desde o cruzamento com a Avenida Luiz Teixeira Mendes até o Contorno Sul.

Pista de Skate
No complexo esportivo da Vila Olímpica de Maringá seguem as obras de implantação de uma pista para a prática de Skate.
A pista ocupará uma área de 1.093,30 m² no espaço da esplanada do complexo, localizada entre o ginásio Chico Neto e o velódromo, para ser usada na modalidade “street”, contando com corrimãos e diversos obstáculos.
Conforme projeto da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a pista terá dimensões oficiais, olímpicas e no padrão internacional exigido pela Confederação Brasileira da modalidade.
As obras seguem o cronograma e estão com a base estrutural prontas. Sua construção exigirá o investimento de R$ 213 mil da administração municipal e de R$ 390 mil de recursos federais.

49 casas em Iguatemi
Neste mês de outubro a Prefeitura de Maringá deu início à construção de 49 unidades habitacionais no Distrito de Iguatemi. As casas são destinadas às famílias cadastradas junto a Diretoria de Habitação de Interesse Social, da Secretaria de Planejamento Urbano, que tenham renda familiar de até R$ 1,8 mil mensais.
O investimento de R$ 4 milhões de reais vem de recursos próprios, referentes ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
A previsão é que até o final da gestão serão entregues 2.467 moradias populares no município.
As 49 casas em construção em Iguatemi vão dispor de laje, cobertura em telha de concreto, esquadrias de alumínio e piso cerâmico de grande formato. Cada unidade mede 48,85 m2 e, em comparação com unidades construídas pelo programa em anos anteriores, tiveram um aumento de área de quase 20%.
O terreno de 200m² de cada uma delas será entregue todo gramado e com os muros de arrimo já concluídos, além de todas possuírem tratamento de esgoto individualizados por biodigestores.

Parque Industrial
Ao mesmo tempo em que realiza ações na área de mobilidade urbana, a Prefeitura de Maringá mantém em andamento outra série de obras de infraestrutura nos setores de saúde, educação, esporte e desenvolvimento econômico do município.
São obras como as da terceira etapa do Parque Cidade Industrial, onde são implantados sistemas de água e esgoto; implantação de um bloco no complexo esportivo do Brinco da Vila; reforma da bilheteria e sanitários do Estádio Regional Willie Davids; revitalização da Praça da Glória; execução de calçadas em concreto e colocação de alambrados em áreas de fundos de vale; reforma e ampliação do Centros Esportivo Miosótis (R$ 1,7 milhão), reforma do Centro de Ação Cultural – CAC (R$ 3,2 milhões); dos teatros Reviver e Barracão e do Condomínio do Idoso, além de construção, reforma e ampliação de escolas municipais, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e unidades básicas de saúde (UBSs).

Obras a serem iniciadas:
Contorno Sul
Depois de definir em licitação nesta semana a empresa responsável pela execução das obras, a Prefeitura de Maringá prepara o início da recuperação de toda a extensão da pista do Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti – o Contorno Sul da cidade. As obras custarão R$ 12,6 milhões e têm prazo de 270 dias para execução a partir da emissão da ordem de serviço.
A recuperação do Contorno Sul prevê a recomposição do asfalto por meio de um processo mais profundo que o recape, além de fresagem e recapeamento do pavimento existente com aplicação de uma capa de 5cm de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).
A recuperação emergencial do Contorno Sul antecede uma reforma integral e definitiva para a via, onde está prevista a abertura de três novas pistas, viadutos, trincheiras e pontes, além de ciclovia, galerias pluviais, nova sinalização vertical, horizontal e semafórica. O custo total estimado é de R$ 225 milhões.

Viadutos do Contorno Norte
Depois de serem refeitos pela Prefeitura de Maringá e aprovados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estão em fase de licitação os projetos para construção da segunda pista sobre os seis viadutos já existentes no Contorno Norte de Maringá e a construção de outro viaduto para transposição da via, por meio de duas pistas na Avenida Américo Belay, na altura do Jardim Dias.
A construção da segunda pista de transposição é prevista para as avenidas Guaiapó, Tuiuti, Franklin Delano Roosevelt, Kakogawa, São Judas Tadeu e Mandacaru, ao custo de R$ 24,8 milhões, já disponíveis pelo Governo Federal.

Obras no Aeroporto
Está sendo aguardado parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), para homologação, o processo licitatório realizado no começo deste mês pela Prefeitura de Maringá para contratação da empresa de engenharia que ficará responsável pela execução de obras de ampliação da pista e outras melhorias estruturais no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior.
O consórcio vencedor do pregão apresentou lance de R$ 81,5 milhões para execução das obras, que fazem parte do termo de compromisso assinado entre o município e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA – para permitir, entre outras obras, que a extensão da pista seja aumentada em mais 280 metros, passando dos atuais 2.100 metros para 2.380 metros de extensão, além da implantação de nova taxiway. Também é prevista a reconstrução do pátio de aeronaves, reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros – que passará dos atuais 150m² para 300m² – e implantação de auxílios à navegação aérea e obras complementares.
A contrapartida do município será feita de acordo com o cronograma de execução da obra.

Eixo Monumental
A Prefeitura de Maringá também define o melhor projeto inscrito no concurso nacional aberto para requalificação do Eixo Monumental da cidade, o espaço público de 1,8 km compreendido entre a Praça da Catedral e o complexo esportivo da Vila Olímpica.
O Eixo Monumental de Maringá é um importante espaço público central, que reúne alguns dos principais edifícios de interesse público da cidade. A requalificação da área será composta de uma sucessão de espaços livres que, além de permitir a circulação de pessoas, darão acesso aos edifícios de interesse público da área central, como a Catedral, um futuro Centro Cultural, o Terminal Intermodal e a Vila Olímpica.
O resultado do concurso será divulgado no dia 1º de novembro e a contratação da equipe vencedora está programada para o dia 22 de novembro.
O contrato firmado com o IAB/PR, responsável pela realização do concurso, tem valor de R$ 254,1 mil.

Obras em licitação
Um relatório de acompanhamento de processos em licitação realizado pela gerência administrativa da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) também aponta que em breve serão emitidas ordens de serviço para início imediato de outra série de obras e ações no município.
Entre as obras em processo de licitação estão as que preveem a implantação de 19 campos de grama sintética e áreas de lazer nos bairros de Maringá. No primeiro lote estão os jardins Santa Clara, Novo Oásis, Tabaetê e Veredas, além do Parque das Grevilhas e do Residencial Pioneiro Odwaldo Bueno.
Uma comissão de licitação também analisa as propostas para implantação do projeto nos distritos de Iguatemi e Floriano, nos jardins Andrea, Everest e Aurora, na Praça Pioneiro Bento de Freitas, na Praça Pioneiro Júlio Vilela, Conjunto Del Plata e Gleba Patrimônio Maringá.
Também estão em processo de preparação do edital para publicação os projetos de revitalização da pista de caminhada no Parque do Ingá; construção da Cozinha Popular; pavimentação asfáltica das ruas Motokishi Sonoda, Yruama e Travessa Ipiranga; implantação de 600 carneiras duplas pré-moldadas no Cemitério Municipal; reforma da pista de atletismo do Estádio Willie Davids; reforma e ampliação dos centros esportivos do Jardim Alvorada, Vila Operária e da Zona 5; construção ou reforma e ampliação de mais dois CMEIs e 11 escolas municipais.

Obras concluídas
Entre as mais recentes obras construídas no município, a Semop registra as duas pontes na Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff que cruzam o fundo de vale do córrego Mandacaru entre os jardins Real e Imperial; a ponte paralela na Rua Palmital; os três Terminais de Integração construídos nas praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka – na Avenida Kakogawa – e na Praça Ouro Preto, na Avenida Morangueira; a implantação do Corredor de Ônibus Norte-Sul, onde foram instalados oito pontos de embarque e desembarque de passageiros desde a confluência da Avenida Colombo com a Avenida Morangueira até o final da Avenida Kakogawa; implantação de 226 abrigos em pontos de ônibus no município; a duplicação da Rua Antonio Franco de Morais, desde o cruzamento com a Avenida Alexandre Rasgulaeff até a Rua Opala, nos fundos do Jardim Paraíso; construção da ponte com galeria celular na Estrada Dom Pedrito; implantação de salões comunitários nos jardins Sumaré e Branca Vieira; reforma da cobertura da locomotiva Maria Fumaça; obras de cercamento e alambrado em diversos fundos de vale; construção ou reforma e ampliação de cinco CMEIs e três escolas municipais, entre outras importantes obras. (CP/PMM)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo