Educação

Deputado Ricardo Barros defende suporte do Estado às APAEs paranaenses

Em reunião com o ministro Dias Toffoli, em Brasília, deputado reforçou a importância da instituição para assistência gratuita às pessoas com deficiência

O deputado federal Ricardo Barros (Progressistas) acompanhou a comitiva de autoridades do Estado do Paraná, que esteve no Supremo Tribunal Federal (STF) para defender o suporte legalmente oferecido às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). Durante reunião com o ministro Dias Toffoli, Barros ressaltou que a possível interrupção dos serviços, provocada pela falta de apoio do Governo do Paraná, seria prejudicial aos milhares de estudantes que necessitam da educação especial oferecida pelas instituições filantrópicas.

Ao magistrado, a comitiva paranaense solicitou que não seja concedida liminar favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.796, proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). A entidade pede a revogação de duas leis do Paraná — de números 17.656/13 e 18.419/15, que garantem o suporte do Estado às APAEs. A FBASD alega ao STF que os recursos financeiros deveriam ser destinados exclusivamente ao ensino regular inclusivo.

O trabalho realizado pelas APAEs, tanto na educação especial quanto na prestação de serviços médico-assistenciais, é fundamental para o adequado atendimento aos paranaenses com deficiência. Isso está mais do que comprovado e aprovado pela sociedade brasileira, como um todo. Reorganizar essa rede de atenção, agora, pode implicar na interrupção dos serviços por um tempo considerável”, afirmou o parlamentar.

HISTÓRICO
Barros lembrou que, em 2017, enquanto estava à frente do Ministério da Saúde, permitiu que as APAEs recebessem recursos federais pelos serviços de qualificação e de reabilitação prestados aos brasileiros com deficiência. À época, a pasta garantiu o pagamento de R$ 150 milhões para mais de mil entidades filantrópicas do Brasil, integrantes da Rede da Pessoa com Deficiência.

Então, é um tema com o qual tenho afinidade e, claro, sensibilidade. As APAEs realizam tratamentos imprescindíveis para essa população, com atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia, por exemplo”, complementou o deputado federal.

COMITIVA
A reunião foi realizada na última quarta-feira (21). O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi (PSD), representou o governador, Ratinho Júnior (PSD), durante o encontro. Ele explicou ao ministro Toffoli que o sistema adotado no Paraná assegura um atendimento adequado e de qualidade, de acordo com as necessidades dos alunos da educação especial, sem prejuízo às demais modalidades.

Participaram da comitiva: os secretários estaduais Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família) e Santin Roveda (Justiça); o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD); e representantes das APAEs do Paraná

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo