Vítima da queda de avião da AirPass era maringaense
Professora em Palotina, formada em Medicina Veterinária em Londrina, ela participou de resgate nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul
A professora Silvia Cristina Osaki, uma das vítimas da queda do avião em Vinhedo (SP), trabalhava na Universidade Federal do Paraná, fez o curso de Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Londrina e era natural de Maringá, informação veiculada no início da noite de ontem por Lucienne Silva (ex-O Diário) em rede social. A aeronave partiu do Aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, em direção ao Aeroporto de Guarulhos e a queda causou a morte de 61 pessoas.
A UFPR divulgou nota lamentando o ocorrido, na tarde de sexta-feira. Também o Conselho Regional de Medicina Veterinária emitiu nota; ela integrou a diretoria do CRMV. Silvia foi voluntária em resgates nas enchentes no Rio Grande do Sul, atuando na Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas.
Formada em Medicina Veterinária pela UEL em 1996, Silvia fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009, lecionando nos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Atualmente, ministrava as disciplinas de Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no setor Palotina, além de participar no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. Foi coordenadora do curso de Medicina Veterinária de 2015 a 2018 e do PPGCA de 2021 a 2023.
Na Secretaria de Saúde de Palotina, onde atuava, Silvia Cristina Osaki foi membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Sala da Situação da Dengue e do Conselho Municipal de Turismo, além de atuar como secretária da Associação dos Amigos do Hospital Municipal.
“Sua dedicação à educação e à pesquisa, bem como seu compromisso com o desenvolvimento de nossos estudantes, deixarão um legado que será lembrado por todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado”, afirmou o diretor do Setor Palotina, Wilson de Aguiar Beninca, lamentou a perda da professora, que criou círculo de amizades pedando pela manhã e jogada vôlei noturno. Silvia Osaki participou de banca e eventos ligados à medicina veterinária promovidos pela Universidade Estadual de Maringá nos últimos anos.
Outra vítima, Hiales Carpiné Fodra, 33, natural de Moreira Sales, policial rodoviário federal em Naviraí (MS), formou-se em Agronomia formado pelo campus Umuarama da UEM. Sua mulher, Daniela, também foi vítima do acidente. (inf Angelo Rigon)