“Saíram? Não podem voltar mais”
Em Sarandi, vice e pré-candidato percebeu exoneração antes do prazo e pediu para que o prefeito recontratasse servidores ligados a ele
Em Sarandi, o vice-prefeito Wlademir Garbúggio (PSD) envolveu-se em caso interessante da política local. Pré-candidato a prefeito, ele solicitou a saída de ao menos quatro pessoas ligadas a ele ocupantes de cargos comissionados na administração, para que pudessem ser pré-candidatos a vereador.
Os afastados foram Cleber Soares, que trabalhava na Saúde; Alex, que chefiava o setor de elétrica; Alvina, que estava na secretaria de Desenvolvimento Econômico; e Cilas Moraes, funcionário da autarquia.
Até descobrir que eles não precisavam ter deixado os respectivos cargos agora e sim faltando 3 meses para as eleições; ou seja, poderia ficar mais tempo. Consta que Garbúggio, ao perceber o erro, foi pedir ao prefeito Walter Volpato a renomeação dos servidores. Volpato disse não, que não teria mais como voltar atrás.
Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com a função ocupada pela pessoa interessada e com a vaga para a qual ela deseja concorrer na eleição. As datas são calculadas considerando o dia do primeiro turno do pleito, que, neste ano, será em 6 de outubro. (inf Angelo Rigon)