Na manhã de hoje (04) presos do presidio da Penitenciaria Estadual de Maringá (PEM) iniciaram um motim cobrando transferência de alguns detentos.
O Departamento Penitenciário do Paraná informou, através de nota, que está controlada e isolada a situação na 7ª galeria. Equipes do Serviço de Operações Especiais do Depen (SOE), e policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, realizaram a negociação no local. A principio não houve informações sobre feridos. O motim teve início por volta das 9h30.
Um agente penitenciário e dois presos foram feitos reféns. O agente penitenciário inalou muita fumaça – porque os detentos colocaram fogo em colchões – e passou mal.
A rebelião começou na ala 7, por um grupo que pertence a uma facção criminosa. Os presos tentaram fugir pelo telhado, mas foram impedidos por agentes do Setor de Operações Especiais de Maringá, do Departamento Penitenciário do Estado. A galeria abriga 90 detentos, de um total de 455 internos, acima da capacidade da PEM, que é de 360 presos, e conta com apenas 20 agentes penitenciários.
Conforme o Depen, a negociação com os rebelados – que foi suspensa por volta de 20h – será retomada na manhã de sexta-feira (5). (inf O Diário)