Justiça

Juiz rejeita Aije contra PSD

Candidata que estava na Itália quando se registrou na Justiça Eleitoral fez sim campanha, diz sentença

Seguindo parecer do Ministério Público Eleitoral, o juiz Rafael Altoé, da 66ª Zona Eleitoral, julgou improcedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Isabela Piassa Cantieri, que foi candidata a vereadora pelo PSD de Maringá nas eleições municipais de 2024. Ela estava na Itália quando seu registro foi feito junto à Justiça Eleitoral, não teria feito campanha e recebeu apenas 11 votos.

A suposta fraude à cota de gênero foi rejeitada pelo juiz, que considerou que ela fez campanha eleitoral, pedindo votos a amigos, colegas de beach tennis e familiares. Para ele, por se tratar de candidatura substitutiva, “o tempo reduzido de campanha e se tratar de candidata iniciante, o resultado, apesar de modesto, demonstra que houve mobilização e esforço por parte da candidata e, dadas as circunstâncias, o número de votos é incompatível com uma candidatura figurativa”.

Uma outra Aije, apontando candidatura fictícia a vereadora no Partido Novo, também foi rejeitada pela Justiça Eleitoral de Maringá. Erondina Corrêa, que foi substituída por Isabela depois de postar nas redes sociais que não era candidata, não foi ouvida no processo. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral. (inf Angelo Rigon)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo