O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou nesta terça, 16, os 512 integrantes da delegação brasileira que participarão dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Maringá contará com sete integrantes na delegação: cinco paratletas e dois técnicos. Os jogos serão realizados nos dias 23 de agosto a 1 de setembro. O Brasil é o atual tricampeão da competição (2007, 2011 e 2015).
Os paratletas maringaenses que participarão dos jogos são: Edevaldo Pereira da Silva (atletismo), Anderson Carlos Ferreira (basquete), Gilce Cristina Duarte (ciclismo), e as irmãs gêmeas, Beatriz e Debora Borges Carneiro (natação). O técnico da natação, André Yamazaki e a piloto do ciclismo, Lorena Oliveira, também integram a delegação brasileira.
“Ficamos orgulhosos com a convocação dos paratletas para uma competição importante como os Jogos Parapan. O paradesporto maringaense é uma referência no Paraná e os resultados e conquistas são frutos de uma boa administração”, cita o coordenador dos Esportes Olímpicos da Secretária de Esportes, Silvio Rodrigues.
Das 17 modalidades presentes nos jogos, o Brasil participará em todas, com a maior equipe no atletismo (100 integrantes), seguido da natação (61 integrantes) e o tênis de mesa (38 integrantes). Na edição passada, em 2015, em Toronto, no Canadá, o Brasil conquistou 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.