O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, obteve junto ao governo estadual a liberação de R$ 13,8 milhões para obras de reforma do Contorno Sul. O recurso, anunciado em reunião com a governadora Cida Borghetti, em Curitiba, será aplicado na recuperação da pavimentação de toda a extensão da via.
Construído há mais de três décadas, o Contorno Sul se deteriorou ao longo dos anos em função do tráfego intenso, especialmente de caminhões, e da falta de sistema de drenagem. A falta de manutenção preventiva também apressou o desgaste do asfalto. Em alguns trechos será necessário refazer o piso.
Os investimentos previstos na recuperação da via, na verdade uma avenida, devolverão condições mais adequadas de tráfego e, em consequência, proporcionará mais segurança a motoristas, não apenas com a readequação do asfalto como atualização e modernização da sinalização horizontal e vertical.
Contudo, trata-se de intervenção emergencial, mas paliativa. A completa recuperação do trecho por projeto mais grandioso, cujo custo é estimado em R$ 225 milhões. O valor, previsto em anteprojeto elaborado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), inclui a abertura de três pistas, viadutos e galerias pluviais.