Talvez algumas pessoas tenham ouvido falar nos últimos dias sobre programas de “Compliance” ou secretaria de “Compliance”, mas do que se trata?
A notoriedade se dá pelo fato de já alguns governos estaduais, inclusive o do Paraná estarem aprovando Leis de Compliance e Integridade Corporativa, até os municípios já começam a se manifestar sobre o tema.
Compliance vem do termo em inglês “To Comply” e significa o “Dever de cumprir” ou “Estar em conformidade”
É um programa com um conjunto de normas e protocolos que buscam garantir às empresas privadas e públicas uma conduta baseada em relações éticas e transparentes, ou seja, que tanto suas rotinas, quanto seus serviços e produtos sejam ofertados respeitando os valores de honestidade.
Para que o Programa realmente funcione é essencial o comprometimento real da direção da empresa ou do órgão público, a normatização das regras, o treinamento, a criação de um canal de denúncia de maus feitos e a análise dos riscos de seu negócio.
O programa busca evitar que atos danosos sequer sejam praticados, assim gradativamente vamos entendo que sermos honestos é mais que obrigação, porque é bom para nós e para toda a sociedade.
Claudemir Batista de Souza
Especialista em Gestão Pública e Especializando em Compliance pela PUC-Minas
Professor Universitário e atualmente Diretor Administrativo da Câmara de Vereadores de Maringá
email claudemir.bsb@hotmail.com
fone 44-99945-7979