Foi realizado em Maringá o 3º Encontro Estadual do Plano de Auxílio Mútuo. O evento aconteceu hoje (29) no auditório Monteiro Lobato do Hotel Ibis Budget.
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM), é uma modalidade de política pública em fase de implantação no Estado do Paraná, que busca a integração entre o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e as empresas, cujo objetivo principal é o fortalecimento da prevenção a incêndios e acidentes no âmbito empresarial.
O PAM visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil através de suprimentos e manutenções diversas, como apoiar nas atividades dos Bombeiros em caso de sinistros. Em retribuição a este auxílio mútuo, o Corpo de Bombeiros disponibiliza pessoas treinadas para ministrar cursos de Brigada de Incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para os integrantes do PAM.
Busca através do treinamento contínuo e articulação das brigadas das empresas sob coordenação do PAM a inclusão da sociedade civil organizada através dos profissionais de segurança privada (engenheiros, técnicos de segurança, brigadistas e bombeiros civis) nas atividades relacionadas a segurança empresarial.
O PAM é parte integrante do Conselhos Comunitário de Segurança, tendo como presidente um empresário devidamente vinculado a Associação Comercial e Industrial é instituído através de um Estatuto que direciona a conduta de seus integrante e é coordenado pelo Conselho Diretor que é eleito pelo grupo de empresário que compõem o PAM, que definem as ações e articulam as reuniões do PAM.
É um avanço na política de prevenção a incêndios e acidentes no Estado do Paraná, o que vem a valorizar ainda mais as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil através da inclusão das empresas no ciclo de segurança pública.