Vale refeição, vale transporte, assistência médica e plano de carreira são itens comuns em um acordo entre grandes empresas e funcionários, mas nem sempre esses atrativos são suficientes para manter os colaboradores motivados e incentivados.
Com um mercado cada vez mais jovem e conectado às tendências, as exigências por ações motivadoras são maiores e, muitas vezes, fazem com que o funcionário permaneça na companhia por mais tempo gerando mais produtividade e alta performance.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Gallup revelou que quando os trabalhadores estão satisfeitos com suas atividades profissionais, tendem a produzir 12% mais do que os insatisfeitos. É uma porcentagem muito relevante, principalmente no mercado atual, onde as companhias precisam atingir metas e gerar oportunidades de negócios, mantendo-se sempre competitivas.
O grande segredo da motivação é o reconhecimento. Independentemente de qual seja a profissão, cargo ou nível hierárquico, todo profissional gosta de ser reconhecido pelo seu bom desempenho. Hoje em dia, existem várias maneiras de premiar os colaboradores como, por exemplo, com viagens, compras, peças de teatro e também com vale presentes – que se mostram como uma opção prática, objetiva e econômica para as empresas.
Esses cartões pré-pagos são ideais para premiar o colaborador com um valor em dinheiro que ele poderá gastar como e onde quiser, como também para incentivá-lo, pois, com a tecnologia investida nesse tipo de serviço, é possível personalizar os plásticos com fotos, mensagens, imagens de campanhas de marketing, entre outros.
Além das datas comemorativas como aniversário, Natal, dia das crianças, dia das mães e dia dos pais, o vale presente também pode ser pensado de uma maneira mais estratégica, a fim de aproximar o colaborador das decisões da empresa. Um bom exemplo é a premiação por indicação de novos profissionais. A recomendação que vem de um colaborador interno, que já conhece a cultura e a necessidade da empresa, é muito mais efetiva para o RH, pois elimina custos e tempo com longos processos seletivos. Uma vez efetivada essa contratação, passado o período de experiência, que geralmente é de três meses, o profissional que indicou o contratado recebe uma premiação com agradecimentos pelo feito.
Outra possibilidade do vale presente são os programas de benefícios. A empresa pode personalizar o cartão e restringir o uso dele em determinados estabelecimentos. Imagine que a companhia deseja motivar os colaboradores a terem hábitos em benefício do seu próprio lazer, saúde e bem estar. Com essa ação, ela pode determinar que os beneficiados utilizem o seu pré-pago em academias, clínicas estéticas e salões de beleza, por exemplo. Já se o intuito da campanha for facilitar a mobilidade da equipe, pode-se optar pelos personalizados direcionados ao pagamento de pedágios, vale combustível, estacionamento, entre outros.
Muitas são as possibilidades de engajar funcionários e clientes com os cartões, basta aliar a criatividade e entusiasmo da equipe de marketing com o conhecimento e as necessidades do RH. O fundamental é que toda a equipe vista realmente a camisa da empresa e tenha orgulho de representá-la, é elementar, os resultados da companhia estão completamente ligados a isso.
Sobre a Vale Presente
Líder no segmento de incentivo e premiação no Brasil, a Vale Presente atua no mercado corporativo oferecendo soluções de meios de pagamento para campanhas motivacionais e de incentivo e premiação de funcionários, e no segmento de Varejo, disponibilizando uma solução completa para lojas físicas e e-commerces que contam com o vale presente como uma alternativa para fidelizar clientes e aumentar as vendas.
A empresa, que faz parte da holding Hub Prepaid, tem entre seus mais de 5 mil clientes empresas de grande porte e rede de varejo como WalMart e Magazine Luiza.
Debora Sumitomo é Gerente de Negócios da Vale Presente, empresa do grupo Hub Fintech, líder no segmento de incentivo e premiação no Brasil.