O Setor de Operações Especiais (SOE) de Maringá, que atende o sistema prisional na região de Maringá e Cruzeiro do Oeste, noroeste do Estado, terá a partir desta quinta-feira (17) a sua base própria para a realização de suas atividades.
O grupo SOE Maringá, é uma unidade especializada, composta por 26 agentes penitenciários, subordinados a Divisão de Operações de Segurança (DOS) do Departamento de Execução Penal (DEPEN) que tem como missão atuar como primeiro interventores em situações de crise que ocorram dentro das unidades prisionais e cadeias da região.
A solenidade que ocorrerá nas dependências da Penitenciária Estadual de Maringá a partir das 14h30, onde será instalada a Base, e contará com a presença do Diretor do Departamento de Execução Penal (DEPEN), Dr Luiz Alberto Cartaxo de Moura, e demais autoridades locais e da área da segurança.
O SOE Maringá tem atuado nas penitenciárias e cadeias da região, “desde dezembro de 2015 o grupo já realizou 36 missões, onde foram apreendidos centenas de aparelhos celulares e outros materiais ilícitos, e, sobretudo impedindo a ocorrência de rebeliões, intervindo para restabelecer a normalidade nas cadeias e realizando a segurança preventiva e preservando a vida”, afirma o Chefe do Grupo SOE Maringá, Luciano Brito.
Interiorização
O grupo SOE começou a trabalhar em Curitiba e Região Metropolitana e, como projeto do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) de expansão para o interior do Estado, além de Maringá, já há equipe especializada para atuar em situações de crise do sistema prisional na região de Londrina. A base SOE de Cascavel está em fase de implantação.
Para integrar o SOE, os profissionais passam por capacitação específica em curso de intervenção tático-prisional. Dentre as atividades ministradas estão uso de armas não letais – munição de impacto controlado e dispositivo elétrico incapacitante, com o objetivo de conter a crise sem provocar danos à saúde ou risco de vida de quem está sendo contido.