EducaçãoParaná

Parceiro da Escola é rejeitado por 88%

Números ainda não foram confirmados oficialmente; a se confirmarem, trata-se de derrota política histórica do governo

Desde madrugada circulam informações sobre os números da votação do projeto Parceiro da Escola, informando uma derrota do governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) em torno de 85%. Números divulgados há pouco informam porém que a derrota teria sido maior.

Das 177 escolas públicas, houve quórum em 92 (51,97%). Das 92 que tiveram apuração, 81 (88,04%) disseram “não” e 11 (11,96%) foram favoráveis à terceirização da área administrativa dos estabelecimentos de ensino público.

Em Maringá, nenhuma escola obteve quórum. Na microrregião de Maringá, duas escolas alcançaram o quórum – Colégio Dr. Camargo (em Doutor Camargo) e Colégio Maria Carmela (Presidente Castelo Branco). Ambas optaram por refutar a proposta do governo.
Uma sondagem do Instituto Paraná Pesquisas apontava que 75% da comunidade escolar era a favor do projeto.

Números do estado – Nota divulgada nesta manhã pelo governo destacou que Paraná pode ter a partir do ano que vem 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola. São 93 fruto do processo de consulta realizado nos últimos dias e as duas escolas onde o projeto-piloto já estava em andamento, em Curitiba e São José dos Pinhais. O número representa 53% dos colégios aptos a participar do programa, de acordo com a lei estadual. Eles ficam em 41 cidades.

A consulta pública sobre adesão de escolas da rede estadual ao programa foi encerrada ontem) com 44,4 mil votos. “O quórum foi atingido em 94 escolas e nas demais 83 a decisão caberá à Secretaria de Estado da Educação, que vai decidir pela inclusão delas no programa a partir dos critérios estabelecidos para a formação dos lotes com as empresas. O processo mobilizou a comunidade escolar ao longo dos últimos dias e contou com a participação de pais, responsáveis, estudantes e servidores”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo