Sócio da Crivialli, João Cantagalli será homenageado com o prêmio Empresário do Ano nesta sexta-feira (25), às 20h, no Moinho Vermelho. São esperadas 550 pessoas no evento, que é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) junto com Sivamar, Apras e Fiep.
A Crivialli foi fundada há 20 anos, tendo dez funcionários e um pequeno galpão alugado. Hoje são mais de 300 colaboradores e duas fábricas para a produção de mais de 300 produtos de limpeza doméstica, automotiva, pet e higiene pessoal.
Antes de abrir o negócio próprio, Cantagalli ocupou diversos e importantes cargos na Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra). “Deixei para trás aquele glamour de trabalhar numa multinacional, em que cheguei a ser gerente nacional, para abrir um pequeno negócio em outubro de 1996. Os primeiros quatro anos foram de muito suor e doação física e mental. Quando se abre um negócio dificilmente abre-se com grande capital. É uma luta diária para colocar um tijolo por dia e torcer para as coisas darem certo”.
Ele lembra outros percalços no início do negócio. “Quando a empresa é pequena ninguém te vê como concorrente. A partir do momento que se ganha mercado a situação muda. Quando começamos a aparecer no cenário, ao menos no Paraná, fomos bombardeados pela concorrência que tinha mais estrutura e poder de fogo, especialmente no quesito preço”.
Atualmente a Crivialli exporta para quatro países da América do Sul e cresceu 18% no ano passado. “Esse resultado foi obtido por meio de várias ações, como a reestruturação da área comercial. Fatiamos a pizza em mais frações visando uma atuação mais pulverizada nas vendas. Dessa forma conseguimos crescer na mesma região geográfica e chegamos a lugares onde não atuávamos. Essa estratégia fazia parte do nosso planejamento antes da crise e nos beneficiou muito. Entramos na Bahia, Pará, Amazonas e no interior de Pernambuco. Abrimos neste ano uma gerência regional de vendas em São Paulo que, atenderá também Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Hoje temos condições físicas, marcas, distribuição e parcerias fortes para colocar o pé nesses três grandes mercados, os maiores do país no quesito consumo. Esse será nosso grande desafio para os próximos anos”.