Depois de liberar para utilização dos usuários do sistema de transporte coletivo os três Terminais de Integração construídos nas praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka – na Avenida Kakogawa – e na Praça Ouro Preto, na Avenida Morangueira, a Prefeitura de Maringá acelera os trabalhos de montagem das vigas longarinas metálicas do novo Terminal Intermodal em construção na região central da cidade.
Pintadas na cor amarelo e fabricadas pela empresa Salver, de Santa Catarina, as peças da estrutura são a base de sustentação do mezanino, que cruzará, no sentido norte-sul, a Avenida Horácio Raccanello Filho até a Avenida Tamandaré.
A estrutura do mezanino ficará sob os três arcos da cobertura, previstos no projeto, que terão 17,5 metros de altura e 69 metros de comprimento, remetendo o aspecto do Terminal Intermodal à arquitetura da antiga estação rodoviária.
No canteiro de obras também foi feita a realocação da rede elétrica para execução das obras subterrâneas da futura estação ferroviária.
O conjunto de obras prossegue dentro do cronograma, com término previsto para setembro de 2019 ao custo estimado de R$ 64 milhões.
No total, a administração municipal investe R$ 260 milhões nas 89 obras em andamento no município, sendo 16 delas de mobilidade urbana, realizadas em parceria com o Governo Federal.
Cronograma em dia
Nas obras do Terminal Intermodal já foram executados trabalhos de perfuração do solo e a fixação de cerca de 500 estacas dos pilares que dão suporte às fundações do prédio.
Também foi feita a concretagem da estrutura e a construção em alvenaria do Edifício Operacional 1, localizado próximo à Avenida Duque de Caxias.
No lado oposto da área, próximo à Avenida Herval, a estrutura já está pronta, assim como a aplicação de reboco e implantação de contrapiso no Edifício Operacional 2, que abrigará a central de operações e a parte administrativa.
Na área central do terreno – próximo ao estacionamento onde existia a antiga estação rodoviária – avançam as obras de construção da estrutura do Acesso 1 do mezanino, que terá três acessos para ligação às estações ferroviárias Norte e Sul.
Também estão concluídas as obras de contenção – tirantes – para escavação da área das estações.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Marcos Zucoloto, a obra do novo terminal ainda vai envolver adequações no subsolo, pavimentação e a implantação de calçadas. “Em outra licitação de R$ 6 milhões serão adquiridos vidros temperados e esquadrias de alumínio para finalização do mezanino e outros setores da da área de embarque e desembarque de passageiros”, diz.