Via Blog do Rigon
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo cumpriu mandado ontem, em Maringá, por causa da Operação Estrada.
O Gaeco prendeu cinco engenheiros civis e apreendeu nove computadores, aproximadamente R$ 15 mil em dinheiro e 700 dólares, além de armas de fogo de uso permitido e restrito, em Bauru e São Paulo (SP).
A investigação, que durou aproximadamente 1 ano e meio, apurou que os suspeitos estruturaram organização criminosa para a prática sistemática de peculatos, mediante fraude na execução de contratos administrativos firmados entre o Departamento de Estradas de Rodagem e as empresas Engespro Engenharia Ltda., Planservi Engenharia Ltda., EPT Engenharia e Pesquisa Tecnológicas S.A. e L.A. Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle da Qualidade Ltda.
Desde 2010 o grupo adulterava medições das quilometragens rodadas pelas viaturas de apoio aos usuários das rodovias da região de Bauru e Jaú, recebendo valor superfaturado, que retornava ilicitamente a três engenheiros do DER de Bauru, que deveriam fiscalizar a execução do contrato. Estima-se que o prejuízo ao estado tenha sido de pelo menos R$ 5.465.173,07.
Também foram realizados buscas nas residências dos denunciados e nas sedes do DER em Bauru e da empresa L.A. Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle da Qualidade Ltda., em São Paulo, além das buscas e prisões. Os bens de todos os envolvidos foram bloqueados.
Em Maringá, segundo Tisa Moraes e Marcus Liborio, do JCNet, foi preso o engenheiro eletricista Glauco Pasquinelli, dono da Construtora Ática e da Irapuã Administradora de Imóveis e vinculado às empresas investigadas. Em Bauru foram detidos o diretor regional do DER, Denis Paulo Nogueira Lima, e os engenheiros do departamento Rafael Lamônica Netto e Cláudio Nogueira Junior, além de Silvio Benito Martini Filho.
No final da tarde de ontem Silvio foi liberado por decisão da 4ª Vara Criminal de Bauru. Os demais presos em Bauru deveriam ser encaminhados ao Centro de Detenção Provisória. (foto AZBuru)