Sua empresa é composta de pessoas talentosas?
Montagem de equipe de alto rendimento é um tema complexo, pois exige uma gama variada de requisitos e características. Porém de nada adianta treinamentos, liderança, sistemas gerencias caros se a base: colaboradores e talentos não estiverem aptos a exercer as respectivas funções. O primeiro passo, por mais que o assunto esteja batido, é o processo seletivo. Os colaboradores são as engrenagens e os talentos os pistões da era da informação. As forças geradoras das inovações e invenções da nossa época. Sem as pessoas capacitadas, hábeis e com recursos necessários, não teríamos o mundo organizado como ele é hoje. O problema é como garimpar essas pessoas antes que a concorrência o faça e como mantê-las na organização. Além disso, como identificar um candidato talentoso de uma pessoa esforçada com bom discurso.
Quando se fala em Talento não se quer dizer, uma pessoa que já nasceu pronta sabendo fazer algo, mas que ela nasceu e desenvolveu no decorrer das experiências características que possibilitam fazer determinadas tarefas com habilidade muito superior as outras, alcançando resultados superiores. Identificar essa base é fundamental para medir a gama de possibilidade e resultado que o candidato pode alcançar. E isto não é medido no seu currículo, nem no seu discurso. Há necessidade de testes práticos, ou ligados as atividades, ou testes científicos reconhecidos que meçam isso. Há necessidade de utilizar a ciência para isso, acabou a época da seleção por intuição, por indicação, por mera rede de relação. Ou você tem os melhores para compor sua equipe, ou você está na vala comum.
O problema de onde achar o Talento é que ele pode estar em qualquer lugar, as vezes mal aproveitado, realizando tarefas não condizentes com suas características e consequentemente apresentando resultado abaixo do que pode desempenhar. Pode estar próximo ou longe de onde você está procurando. O importante é acabar com os “jeitinhos” e a pressa pela montagem da equipe. A base desse trabalho eu tenho constatado em empresas vencedoras e são comportamento e resultado. A união dessas duas bases possibilita unir numa mesma equipe pessoas com diferentes características e mesmo assim eles tendem a buscar a solução dos problemas sem pensar em si. O que está no foco dessas pessoas é a capacidade de buscar o resultado planejado e não inflar o ego.
A montagem de uma equipe de alto rendimento requer tempo e paciência. Pode demorar mais a monta-la, porém uma vez feito, os Talentos tendem a ficar mais tempo na organização, pois é gratificante a eles terem colegas que também são talentos. Muito dessas pessoas saem da solidão existencial quando ingressam numa equipe em que os colegas lhe desafiam e ele pode explorar de forma saudável todo seu potencial.
Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449
A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro