A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura de Maringá, realiza entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito com o tema “Trânsito é feito de gente e gente merece respeito”. A programação será focada no idoso e motociclista, as principais vítimas de acidentes de trânsito no município. Das 31 vítimas de acidentes registrados em 2018, 15 eram motociclistas e oito pedestres, na maioria idosos.
Durante a Semana Nacional de Trânsito será realizado o lançamento do projeto “A Pessoa Idosa e o Trânsito”, que sensibilizará os idosos para os cuidados enquanto pedestres e motoristas. Redução do reflexo e dificuldades na locomoção exigem atenção redobrada ao atravessar a rua e na condução de veículos. O projeto atenderá primeiramente acadêmicos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Com relação aos motociclistas, esses condutores serão surpreendidos em abordagens educativas sem a intenção de notificar infrações, mas chamar a atenção para os cuidados na condução. No local haverá checapes gratuitos nos veículos, com a verificação de freios, pneus e motor. Também será feita celebração ecumênica para os motociclistas, vítimas de acidentes, passeio de motocicletas, jogo de futebol no Willie Davids, entre outras atividades.
O gerente de Educação de Trânsito da Semob, Rafael Martins, destaca a importância da Semana que também está inserida em outros eventos como o “Você na Praça” e “Espaço Saúde”. “Será uma semana com a parceria de outras secretarias municipais, instituições públicas e privadas. São alguns dias mas que devem promover uma reflexão constante em toda a sociedade. A segurança do trânsito depende de todos nós”, lembra.
As atividades em diversos pontos da cidade contarão com o posto móvel da Semob verificando multas, pontos na habilitação e demais esclarecimentos sobre o trânsito; simulador de capotamento que dá a sensação ao condutor de um verdadeiro capotamento, visando a importância do uso do cinto de segurança; simulador de embriaguez por meio de um óculos que simula o desiquilíbrio causado pelo consumo de álcool.
A Semana Nacional de Trânsito em Maringá tem o apoio das secretarias municipais de Cultura, Saúde e Esporte, Sest Senat, 4 Batalhão de Polícia Militar, 5º Grupamento de Corpo de Bombeiros, 4ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, Ministério Público e UEM, Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Núcleo Regional de Educação, entre outras entidades.
Programação
Na terça, 18, durante abertura oficial no auditório Hélio Moreira (anexo Paço Municipal) serão realizadas a partir das 14h30 palestras sobre segurança no trânsito com a Gerência de Educação de Trânsito da Semob. Na quarta, 19, os atendimentos são no “Espaço Saúde” na quadra esportiva do Jardim Catedral com a participação das unidades básicas de saúde Céu Azul, Cidade Alta, Paraíso e São Silvestre.
Na quinta, 20, a Semana conta com ações da Semob das 9 às 16 horas em Mandaguari em parceria com a prefeitura local e celebração ecumênica em Maringá às 20 horas na praça da Catedral. Na sexta, 21, às 9h30, haverá o lançamento do projeto “A pessoa idosa e o trânsito”, no campi da UEM (Bloco I 12). A partir das 14 horas serão realizadas abordagens educativas a motociclistas e checape de motocicletas.
No sábado, 22, o projeto “Você na Praça” que leva atividades recreativas e culturais aos bairros e distritos de Maringá terá atividades especiais sobre o trânsito, das 14 às 17 horas, na praça Nossa Senhora da Aparecida em Floriano. Com saída às 13h30 no antigo aeroporto, clube de motociclistas, mototaxistas, motofretistas e fazem um passeio até a Vila Olímpica que terá serviços da Semob, e às 15 horas jogo de futebol no Estádio Willie Davids.
O domingo, 23, contará com atendimento no Parque do Ingá, entre as 9 e 17 horas. Na segunda, 24, às 9 horas, novas abordagens educativas a motociclistas e checape de motocicletas. Abordagens educativas a automóveis acontecem na manhã de terça, 25. O encerramento da Semana de Trânsito será marcado com passeio ciclístico a partir das 19 horas com saída no cruzamento das avenidas São Paulo e XV de Novembro.