Destaque nacional em qualidade de vida, Maringá tem o melhor saneamento do Brasil e está entre os poucos municípios que atingiram a meta de universalização do saneamento básico para toda a população. Dados do Instituto Trata Brasil divulgados nesta quarta-feira, 20, apontam que Maringá tem 99,99% da população com acesso à água e com atendimento de esgoto. No topo do ranking, a cidade é uma das três entre as 100 mais populosas do Brasil que universalizaram o saneamento.
No levantamento, Maringá é seguida por São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP). Os três municípios são os únicos entre os 100 mais populosos que cumpriram os critérios estabelecidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento, criado pela Lei 14.026, de 2020. A legislação estipula que a universalização dos serviços é alcançada quando 99% da população tem acesso a água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
Em Maringá, além de 99% de atendimento de água e atendimento de esgoto, a cidade conquistou 100% do tratamento de esgoto, ultrapassando o índice exigido. Neste ano, a cidade saltou da 14ª posição para a liderança, em relação à última edição da pesquisa, divulgada em 2023. Enquanto isso, São José do Rio Preto teve 93% de atendimento de esgoto e 91,36% de tratamento de esgoto e Campinas ficou com 95,89% de atendimento de esgoto e 80,32% em tratamento. Os dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil são de 2022 e foram obtidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, vinculado ao Ministério das Cidades
Os resultados de Maringá também são superiores à média dos 20 melhores municípios brasileiros que aparecem no ranking. As cidades têm, em média, 98,8% da população com acesso à água potável, 96% de coleta de esgoto e 78,4% de tratamento de esgoto. “Os dados nos colocam em destaque nacional, como uma das poucas cidades que atingiram a universalização dos serviços. Essa era uma meta que deveria ser alcançada até 2033 e que nossa cidade já cumpriu, o que reforça nosso compromisso com a qualidade de vida e saúde da população”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringaense de Regulação (AMR), acompanha a prestação dos serviços de saneamento na busca de melhorias para toda a população. No ano passado, o órgão realizou consulta online para avaliar a satisfação da população sobre os serviços de água e esgoto, ofertados pela Sanepar.