O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (7) do encontro entre os presidentes Michel Temer e Maurício Macri, da Argentina. Outros governadores de Estado e ministros de ambos países também estiveram presentes na reunião, que aconteceu no Palácio Itamaraty, em Brasília.
“Foi um encontro importante, que fortaleceu a parceria e as relações diplomáticas entre o Brasil e a Argentina, que é um dos maiores parceiros comerciais do nosso país”, disse Richa.
A manutenção da relação com a Argentina é um dos focos da política externa nacional, já que o país vizinho é um dos maiores parceiros sociopolíticos e comerciais do Brasil. A primeira visita bilateral de Temer em outubro de 2016, mês em que tomou posse como presidente, foi a Buenos Aires.
“A relação comercial bilateral deve ser intensificada, sempre discutindo sobre os vários setores da economia que precisam de alguma revisão ou de algum tratamento específico para a retomada do desenvolvimento de ambos os países e a geração de renda”, disse Richa.
Para o governador, o grande número de autoridades brasileiras e argentinas participando da primeira visita oficial do presidente Macri ao Brasil reflete o esforço feito pelo Ministério das Relações Exteriores, conduzido por José Serra, em estreitar relações com o país vizinho e com as demais nações integrantes do Mercosul.
“Fico feliz por este entendimento, ver aqui um grande número de autoridades brasileiras e argentinas participando desta primeira visita oficial do presidente Mauricio Macri, e a condução, sobretudo, do Ministério das Relações Exteriores, comandado pelo nosso chanceler José Serra, que possui larga experiência. Todas as suas medidas e atitudes vão na defesa dos interesses legítimos do nosso país”, acrescentou o tucano.
Após o encontro, o presidente Michel Temer avaliou que a aliança para a retomada do crescimento no Brasil e na Argentina avançou significativamente.
“Temas do Mercosul foram tratados e avançamos substancialmente. Não só tratamos do acordo com a União Europeia, mas também da integração da América do Sul. Coincidimos também em promover a eliminação de obstáculos ao comércio que persistem no espaço do Mercosul. Temos progredido muito nos acordos de investimentos e de compras governamentais“, disse o presidente brasileiro.
O presidente argentino também defendeu maior integração entre os países, visando o fim da recessão econômica que as nações do bloco enfrentam. “Juntos teremos mais possibilidades para reduzir sistematicamente a pobreza no Mercosul”, completou Macri.
Temas
Um dos temas discutidos no encontro foi a eliminação de entraves comerciais, como o tempo de emissão de licenças para produtos brasileiros e a adoção de normas técnicas comuns em relação à prevenção de contaminações químicas e biológicas.
Também foi traçado um plano de ação com várias iniciativas nas áreas do comércio, agricultura, combate ao narcotráfico e segurança. Um dos acordos assinados é a cooperação para prestação de serviços de emergências na região da fronteira.