As obras do Terminal Intermodal de Maringá avançam e 98 % das estruturas do mezanino estão concluídas. O espaço abrigará uma praça de alimentação com 15 restaurantes, terá três acessos aos usuários e cruzará a Avenida Tamandaré até o lado norte da Avenida Horácio Raccanelo Filho.
O mezanino contará ainda com lojas, sanitários e parte do setor administrativo. Ficará sob os três pórticos em arcos da cobertura, previstos no projeto, que terão 17,5 metros de altura e 69 metros de comprimento, remetendo o aspecto do Terminal Intermodal à arquitetura da antiga estação rodoviária.
As estruturas do mezanino serão finalizadas dentro de 30 dias. A próxima etapa é a instalação de vidros temperados e esquadrias de alumínio que complementam a montagem do mezanino e outros setores da área de embarque e desembarque de passageiros. A licitação já homologada segue para assinatura de contratos.
A Prefeitura também elabora estudos para contratação, por meio de licitação, de empresa responsável pela limpeza, segurança, manutenção e ocupação do Terminal. O avanço das obras prepara ainda a instalação de mais de 50 monitores que possibilitarão informar usuários sobre as linhas de ônibus e também as mais de 50 câmeras para monitoramento de operação do terminal.
Com a conclusão da estrutura metálica são desenvolvidos trabalhos de alvenaria, lajes, instalações hidrossanitárias, climatização, instalações elétricas e combate a incêndio. Estão também previstas para março a conclusão de obras das plataformas de ônibus que após a instalação de bases recebem coberturas.
As obras seguem dentro do cronograma e devem ser finalizadas em setembro ao custo estimado de R$ 50 milhões. O custo inicial orçado era de R$ 64 milhões mas teve significativa redução em virtude de desconto que a Prefeitura obteve na licitação de estrutura metálica.
Interdição
O trecho interditado pelo tapume na Avenida Horácio Raccanello, por questão de segurança, deverá ser liberado para o tráfego em julho de 2019, próximo do prazo previsto para a conclusão das obras do Terminal Intermodal.