As instalações para o uso de gás liquefeito de petróleo (GLP) em fogões semi-industriais, muito utilizados em bares, restaurantes e barracas de rua, devem seguir cuidados rigorosos para garantir o melhor rendimento e a segurança dos usuários. O principal deles é o uso de regulador de pressão, que deve ser utilizado em todas as instalações de botijões de gás, sendo que para os fogões semi-industriais, há equipamentos específicos, de acordo com a sua capacidade de consumo, conforme normas de segurança da ABNT.

Equipamento controla a vazão do gás e mantém o consumo estável e seguro

Os reguladores de pressão são necessários em todas as instalações de botijões de GLP porque, quando o gás está contido nos botijões, encontra-se sob pressão superior à de trabalho dos fogões. A função dos reguladores é justamente adequar a pressão para garantir o perfeito funcionamento nos aparelhos de queima. Além disso, o regulador também controla a vazão do gás, mantendo-a estável.
Em caso de dúvidas sobre qual regulador utilizar, o consumidor deve buscar informações com os fabricantes dos fogões, bem como nas revendas, que o ajudarão a definir o tamanho das instalações das centrais de GLP de acordo com a finalidade de uso e de consumo, bem como os tipos de reguladores a serem utilizados.
O regulador específico é necessário mesmo no caso de pequenos empreendimentos – como pipoqueiros e pastelarias –, uma vez que a intensidade do uso do GLP é superior a dos consumidores domésticos. Além de garantir segurança ao processo, o regulador possibilita chama constante e uniforme, e maior rendimento do equipamento de cocção utilizado, seja ele um fogão de grande porte ou apenas uma boca acoplada ao carrinho. O uso do fogão sem regulador de pressão é a principal causa dos acidentes que levam a vazamentos e incêndios.

Veja algumas dicas da Liquigás Distribuidora para uma correta utilização de reguladores de pressão:
• Verifique a validade do regulador, todos têm vida útil de até cinco anos;
• Não compre reguladores clandestinos (geralmente são vendidos de porta em porta);
• Só utilize reguladores de pressão aprovados pelo INMETRO, que contém o selo do instituto;
• Use apenas a força das mãos para apertar a borboleta do regulador;
• Jamais utilize ferramentas para apertar a borboleta, pois o excesso de força pode danificá-la;
• Para verificar se há vazamento, faça o teste da espuma de sabão: coloque espuma sobre a junção da borboleta com o botijão. Se a espuma crescer ou borbulhar é sinal de vazamento;
• Feche o registro toda vez que o fogão não estiver sendo utilizado;
• Todo botijão tem um anel de vedação localizado na sua válvula, que deve estar em perfeitas condições ao acoplar o regulador para evitar vazamentos;
• Em caso de dúvidas, consulte o fabricante do fogão semi-industrial ou do regulador de pressão.