Política

Instituto divulga pesquisa eleitoral para prefeito de Maringá

Levantamento da Paraná Pesquisas, contratada pela própria Paraná Pesquisas, mostra o que seria o retrato do quadro eleitoral em Maringá; levantamento não colocou pré-candidato declarado, mas colocou não-candidata declarada

O ex-prefeito Silvio Barros II (PP), que deixou a prefeitura com 40 processos e responde ação criminal por desvios de verbas públicas, lidera em três cenários criados em levantamento da Paraná Pesquisas e divulgados hoje sobre a preferência do eleitorado local.

Barros lidera até a espontânea (21,3%), onde supera até mesmo o prefeito Ulisses Maia (PSD); em geral, na espontânea, na maioria das pesquisas, aparece o atual prefeito ou o ex-prefeito, o chamado efeito recall. Na estimulada o pepista aparece com 48%, 50,1% e 49%. Em dois cenários o segundo é o Delegado Jacovós, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro; o vice-prefeito Edson Scabora aparece em segundo num outro cenário.

Entre as considerações apontadas por quem acompanha política está a estranheza da ausência, na espontânea não aparecer o nome de Dr. Batista (União). Em dezembro uma mesma pesquisa não citou, na espontânea, o Delegado Jacovós (que aparece em segundo lugar em dois dos cenários) e Dr. Batista e nem “outros”. O Paraná Pesquisas fez três cenários (estimulada) e em nenhum deles colocou o nome do Dr. Batista nem o de Wilson Quinteiro e Francisco Favoto. No entanto, o levantamento incluiu o nome da vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), que não é pré-candidata a prefeito, e ela aparece com 5,1%, 6,3% e 5,4%.

Embora 32% aprovem a gestão do presidente Lula (percentualmente o mesmo dos votos obtidos pelo candidato no segundo turno em 2022), o ex-vereador Humberto Henrique, que em tese tem o apoio de boa parte da esquerda, surge na espontânea em 5º, com 1%; na estimulada, 4,3%, 4,9%e 4,4% nos três cenários escolhidos. Humberto aparece ainda com 10,3% de rejeição, liderada por Silvio Barros com 18,9%.

O Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. foi quem bancou a realização pesquisa, sem valor divulgado junto ao TRE-PR, de acordo com o site do TSE. O levantamento foi realizado de 19 (dia do registro na Justiça Eleitoral) até ontem e hoje pela manhã já estava sendo divulgado. Foram entrevistados 700 eleitores, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,8%. O documento divulgado para a mídia e principalmente em grupos de WhatsApp não traz o nome do estatístico responsável. Foi a primeira pesquisa feita em Maringá com registro no TSE, o que permite sua divulgação. (inf Angelo Rigon)

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Botão Voltar ao topo