São abertas inscrições para o 4º VIAPAR Cultural

Chegou um dos momentos mais aguardados pelos produtores culturais de Maringá e região. É que acaba de ser lançado o 4º VIAPAR Cultural, concurso sob a responsabilidade da concessionária de rodovias e do Instituto Cultural Ingá (ICI). Neste ano, vão ser distribuídos R$ 200 mil para Os quatro melhores projetos. Uma iniciativa marcada pela disseminação de projetos regionais que promovam atrações artísticas e acesso a cultura. As inscrições tiveram início em 6 de fevereiro e prosseguem até 28 de abril.
Neste ano edital buscará um formato específico de projetos, ou seja, aqueles concebidos no formato de festivais, mostras, festas ou salões nos segmentos de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música erudita/instrumental, ópera, patrimônio cultural (material ou imaterial) e teatro. “São iniciativas que, dentre tantas possibilidades, podem potencializar as ações artísticas e culturais para que cheguem ao maior número de espectadores e cidades”, frisou o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando. “Muitos produtores ficam aguardando o lançamento do edital para entender as exigências, de modo estruturar seus projetos ou, até mesmo, conceber novas ideias que possam ser viabilizadas com os recursos desta fonte de financiamento”.
Podem participar: toda pessoa física ou jurídica residente há, pelo menos, dois anos nas cidades da malha rodoviária atendida pela VIAPAR nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Lembrando que o proponente precisa estar com o projeto aprovado ou em vias de aprovação pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura (MinC). A avaliação será feita por uma comissão composta por 11 integrantes de várias instituições ligadas a produção de arte no Paraná. Os projetos vão ser apreciados por meio de seis critérios, além do currículo do proponente. Será permitida uma inscrição por pessoa. As ideias aprovados deverão se apresentadas em pelo menos três cidades do Paraná, a partir de junho.
Até o momento o VIAPAR Cultural já distribuiu R$ 650 mil para mais de 25 projetos culturais. Porém, as ações em prol da cultura vão bem além. Há 16 anos a empresa tem contribuído de forma direta com diversas iniciativas. “O VIAPAR Cultural é a forma que encontramos para atender os produtores culturais de toda a região que sempre nos procuram. Isso mostra a identificação da empresa com a cultura e a comunidade”, finalizou o assessor de imprensa da concessionária, Marcelo Bulgarelli.