Música e integração marcam abertura da Fase Final do JUBs

A ansiedade e o entusiasmo tomou conta do ginásio esportivo Chico Neto, na noite de ontem, 5, na abertura oficial da Fase Final do 66º Jogos Universitários Brasileiro (Jub′s). Com presença do ex-nadador e medalhista, Gustavo Borges, padrinho do evento, milhares de atletas e convidados prestigiaram a festa com alegria e vibração ao som do grupo maringaense ′Sempre Tem′.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, deu as boas vindas aos atletas. “Sejam bem vindos a Maringá. É uma honra, na condição de prefeito da cidade, falar com todos nesta cerimônia de abertura. Maringá, em avaliação nacional, foi considerada a melhor cidade do Brasil para viver, e esta cidade recebe vocês, esportistas, de braços abertos. Busquem ultrapassar os limites esportivos com harmonia e alegria. Demostrem que é possível conviver cumprindo as regras e que nas vitórias e próprias derrotas, levem-nos a degraus superiores”, enfatizou.

A quadra do ginásio recebeu apresentações das cheerleaders Bioleaders, da Epidemia, da UEM e da Liga das Baterias Universitárias de Maringá. Na sequência, as 27 delegações se apresentaram com bandeiras, seguidas pelo percurso da Tocha, realizadas pelos atletas Gustavo Borges e Isabela Maria Araudi Ansolin.

Atletas, vocês são estrelas cintilantes do esporte brasileiro. O nosso desejo é que vocês conquistem o esporte em todos os tipos de vitórias, seja ela pela dedicação, capacidade ou superação. Conquistem Maringá até dia 11 de novembro”, desejou o presidente da Federação Esportiva do Paraná, Ney Mecking.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou sobre o trabalho da organização e parcerias. “Agradecemos ao prefeito pela oportunidade, pois Maringá é uma belíssima cidade. Reforço que é um prazer realizar o esporte com vocês, atletas, inspirações e modelos do nosso trabalho. Parabéns, vocês são os melhores atletas do Brasil, o nosso futuro”, disse.

O maior evento esportivo universitário da América Latina segue até dia 11 de novembro com competições em diversas praças esportivas na região. Os atletas estão acomodados em duas dezenas de hotéis e vão usufruir de mais de 20 mil diárias. Os jogos devem movimentar cerca de R$ 12 milhões. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), juntamente com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

PARTICIPAÇÕES
O atleta da modalidade de handebol, da Universidade de Brasília (UNB), Bruno Melão, está participando pela primeira vez da fase final dos JUB′s. “A festa de abertura dos jogos foi bastante animada, com bastante atletas de vários estados. A expectativa para a competição é alta, estamos em um grupo bastante difícil com as delegações de Santa Catarina e Piauí, mas o que importa é estar participando do evento”, disse o jogador.

Participando pela terceira vez do JUBs, o atleta Alexandre Cesar, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), não conhecia Maringá e disse estar encantado. “A cidade é bastante arborizada, o Parque do Ingá é um local muito agradável que dá para passear e praticar atividades físicas. O estádio Willie Davids é muito bom, bonito, a pista é boa e a qualidade do piso não deixa a desejar. Gostei bastante”, finalizou.