Metodologia que reduz desperdícios é tendência na construção civil

Realidade nas construtoras dos grandes centros brasileiros, o Lean Construction, que significa construção enxuta, em inglês, é um conjunto de ações que geram melhorias contínuas em busca de diminuição de desperdícios de materiais, de transportes, excesso de trabalhos manuais, gerando resultados financeiros, práticos e sustentáveis durante a gestão e execução das obras. Em Maringá, esta metodologia começa a ser apresentada pelo Sebrae/PR a empresários do setor.
Joversi Rezende, consultor do Sebrae/PR, explica que o Lean Construction tem elevado a competitividade e qualidade das empresas que a utilizam. “Estamos atentos a estes processos mais eficientes que têm trazido inúmeros benefícios. Por isso, começaremos no segundo semestre, um programa dedicado a capacitar os empreendedores e gestores das empresas da construção civil de Maringá para que elas encontrem no Lean novas formas e tecnologias de fazer suas construções com redução de custos e melhorias na gestão”, enfatiza o consultor.
Profissional contratado pelo Sebrae/PR para realizar capacitações na área, o engenheiro de produção, Elpídio Moreira Costa acredita que a implantação da metodologia do Lean Construction se torna cada dia mais essencial, especialmente no atual cenário econômico. “O Lean não é o futuro, é a atualidade. Daqui alguns anos só sobreviverão no mercado as empresas que dominarem essa tecnologia. As demais não conseguirão estar de portas abertas se manterem atitudes que gerem desperdício”, destaca.
Elpídio reforça ainda que a metodologia auxilia no crescimento dos negócios, ampliando a competitividade a expansão das atividades. O Lean atua na instalação de processos que eliminação práticas comuns nos canteiros de obras como, por exemplo, no retrabalho na colocação do piso e reboco das paredes. Na alta quantidade de reuniões feitas para definir o projeto final, na falta de mercadoria ocasionada pelos cálculos errados feitos durante a compra.
É comum alguns setores da construção ficarem sem atividades porque um outro não cumpriu prazos, como a equipe de elétrica esperar a alvenaria terminar seus trabalhos. Todos estes exemplos são realidade e não agregam valor, mas sim, desperdício. O Lean é uma filosofia de trabalho, que passa por etapas e gera soluções simples para grandes resultados”, explica o engenheiro.

Em Maringá, apenas uma empresa do setor já deu início ao processo de implantação do Lean Construction, a Construtora Plaenge, que há quase quatro anos utiliza a metodologia. “O Lean é um dos pilares que sustentam a organização, estando sob a responsabilidade de um setor de desenvolvimento, que está diretamente ligado a alta diretora da empresa, tamanha é nossa consciência da sua importância. Entre os resultados obtidos estão melhorias financeiras e aumento da produtividade das equipes”, conta o empresário Leonardo Fabian.
Com estes e outros exemplos temos a certeza de que o Lean Construction é a ferramenta que traz competitividade e melhoria de trabalho para as empresas da construção civil. É a prática mais saudável para o setor”, garante Elpídio.
As empresas da construção civil interessadas em saber mais informações sobre a metodologia e sobre as capacitações que acontecerão no segundo semestre deste ano, podem entrar em contato pelo telefone do escritório do Sebrae/PR, pelo (44) 3220-3474, com a Josilaine, até o dia 2 de junho. Poderão participar as empresas de Maringá que já integram o projeto da Construção Civil e outras dez empresas da região noroeste, que tenham interesse.