Maringá mostra a sua força e conquista o título dos Jogos Abertos do Paraná

A delegação de Maringá conquistou no domingo (26/11) em Apucarana o título geral dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). A conquista serviu para coroar o bom trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá (SESP) em cima das associações esportivas, que corresponderam nas disputas de 18 das 20 modalidades esportivas. Maringá, sem dúvida, foi o destaque estadual mais uma vez, já que assegurou as três primeiras posições nas principais competições da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET) na temporada 2017. Além da primeira posição nos JAPs, a delegação da Cidade Canção obteve o vice-campeonato nos PARAJAPs, competição realizada em Maringá; e o terceiro lugar nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), disputados em Londrina. Nos JAPs de Apucarana, Maringá confirmou o título somando 597 pontos, contra 498 de Cascavel, a vice-campeã. O terceiro lugar ficou com Foz do Iguaçu, com 366 pontos. Além da primeira posição nas disputas, Maringá foi reconhecida pela organização do evento como a delegação mais disciplinada e também faturou o troféu disciplina dos JAPs.

Em Apucarana, em nove dias de competição, as equipes de Maringá sobraram em quadra. Uma ´chuva´ de medalhas de ouro, prata e bronze, as posições que garantiram as maiores pontuações para a delegação na classificação geral. As modalidades de ciclismo, judô e vôlei de praia encerraram como campeãs nos dois naipes. O voleibol e a natação foram campeões e vice-campeões. E também vieram medalhas de ouro no tênis de mesa e bolão feminino.
O diretor técnico Valdemar Silva (Dema), da Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, valorizou o empenho da equipe e o apoio recebido na fase final dos JAPs. “Olha, foram os Jogos onde Maringá mostrou a sua força no cenário estadual, e se Deus quiser no próximo ano será melhor. Temos que agradecer a todos que colaboraram nesta conquista: atletas, técnicos e equipe de apoio, principalmente secretário Fassina (Valmir Fassina) e nosso prefeito (Ulisses Maia), que contribuiu e muito para que isso acontecesse”.
O secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Valmir Fassina, também comemorou o título. “Eu acho que aqui nos Jogos Abertos do Paraná ficou evidente que nós tivemos um bom nível de organização. Tivemos um ano de readequação em cima da Lei de Incentivo ao Esporte, seguindo absolutamente a lei federal. Ganhamos o troféu no geral dos Jogos Abertos e também o troféu disciplina, porque a nossa delegação esteve absolutamente regular dentro da competição. Entendo que o título foi merecido. Nossos atletas e técnicos estão de parabéns. E é sempre bom o esporte de Maringá ter esse apoio do prefeito Ulisses Maia, que abertamente declarou o seu incentivo ao esporte de Maringá. Tem nos apoiado, e as primeiras conquistas já vierem, com o título dos Jogos Abertos, o segundo lugar nos PARAJAPs e o terceiro lugar nos Jogos da Juventude, que são as principais competições do governo do Paraná”, comemorou. (inf Orlando Gonzales)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1 – Maringá 597 pontos
2 – Cascavel 498
3 – Foz do Iguaçu 366
4 – Toledo 283
5 – Campo Mourão 263
6 – Ponta Grossa 228
7 – Apucarana 154
8 – Guarapuava 153
9 – São José dos Pinhais 146
10 – Londrina 107