Técnico e atleta maringaenses são campeões mundiais de Vôlei de Praia na China

O técnico maringaense Robson Xavier – que é treinador da seleção brasileira de Vôlei de Praia – e o atleta Adrielson Silva conquistaram no último final de semana, na China, o título de campeões mundiais da modalidade.
A vitória foi na categoria Sub-21, que teve as partidas finais disputadas no domingo, 16, em Nanjing.
Adrielson, que compõe dupla com o paraibano Renato, levou o Brasil a vencer a Rússia e se tornar bicampeão nesse esporte, já que também foi o campeão da edição passada. O Brasil também é o primeiro país a repetir a conquista nos dois naipes, masculino e feminino, e se mantém como maior vencedor do Campeonato Mundial Sub-21, agora com 14 títulos, sendo seis no masculino e oito no feminino.
A dupla Adrielson e Renato subiu ao pódio do Mundial Sub-21 pela primeira vez. O paraibano Renato já era campeão mundial Sub-19, mas jogando ao lado de outro parceiro, Rafael. Agora, novamente sobe ao lugar mais alto em outra categoria.
A final masculina contou com virada espetacular de Adrielson e Renato, que perdiam o primeiro set por 20 a 15, salvaram vários set points e viraram para 22 a 20. No segundo, também estiveram dois pontos atrás durante um período, mas novamente virara e fecharam o triunfo por 2 sets a 0 (22/20, 21/17), em 40 minutos, sobre os russos Kramarenko e Ivanov. O bronze ficou com os letões Smits e Samoilovs. O também brasileiro, Rafael Queiroz, terminou a competição na quinta colocação.
Conquista feminina
No naipe feminino, a dupla Duda/Ana Patrícia (SE/MG) chegou ao bicampeonato e agora as duas se igualam às brasileiras Bárbara Seixas, Carol Solberg e Taiana, e à suíça Nina Betschart.
A conquista das brasileiras contou com uma vitória esmagadora, sem nenhuma chance para as russas Nadezda Makroguzova e Svetlana Kholomina: 2 sets a 0 (21/15, 21/13), em 31 minutos de jogo. As atletas campeãs estiveram na liderança do placar em toda a partida e confirmaram o favoritismo pelos recentes títulos. O bronze ficou com as norte-americanas Kathryn Plummer e Milica Mirkovic.
Para o técnico Robson Xavier, a vitória brasileira nos dois naipes representou o terceiro título mundial conquistado por ele. “Os jogos de hoje foram incríveis e mostraram que no esporte como na vida jamais podemos desistir. Disse a eles que nunca vou desistir de vocês. E eles não desistiram. Somos campeões mundiais”, comemorou, complementando que “se Maringá não tem praia, temos três títulos mundiais de vôlei de areia”.