Seria o fim da broca do dentista?

artigo:
Quem nunca estremeceu ao ouvir o barulho da broca do dentista? E o aparelho fixo, quem já não deixou de colocar por conta da aparência dos metais? Pois os dias dessas técnicas odontológicas podem estar contados. A tecnologia vem trazendo novidades aos consultórios e pode tornar o cuidado com os dentes muito menos traumáticos.
Segundo Dr. Sidnei Goldmann, profissional com mais de 20 anos de carreira, graduado em estética bucal e especialista em implantes dentários, muitas novidades vêm surgindo para alegria dos pacientes. “Hoje em dia temos, por exemplo, um gel que remove as cáries. É um composto natural extremamente eficaz, que pode ser aplicado em adultos e crianças, sem restrições. O paciente não sente dor e a consulta é muito mais rápida, sem traumas”, conta Dr Goldmann. O dentista também aponta que os tratamentos invasivos e dolorosos estão com os dias contados, e que a tendência é que a ida ao consultório seja cada vez mais rápida e com procedimentos cada vez mais eficazes.
O tratamento pode provocar uma mudança nos hábitos dos brasileiros, já que muitos ainda têm medo de ir ao dentista. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, cerca de 15% da população do Brasil deixou de ir ao dentista por conta do medo. “Além de termos à disposição técnicas novas que proporcionem mais conforto aos pacientes, é essencial que o profissional compreenda que está lidando com seres humanos que têm medos e traumas. Por isso, é importante realizar um atendimento humanizado, priorizando as melhores técnicas, conversando com o paciente e respeitando sua individualidade”, conclui.

Aparelho invisível
Não são só os tratamentos de cáries que podem se tornar menos traumáticos. A ciência também traz novidades em relação aos procedimentos estéticos, como o aparelho ortodôntico. Uma nova técnica consiste em placas removíveis que o paciente precisa usar 22h por dia e trocar periodicamente. “É realmente um procedimento revolucionário, pois logo no início do tratamento é possível saber como os dentes ficarão ao final. Indicamos especialmente aos pacientes que não querem ou não podem utilizar os aparelhos tradicionais, com os famosos ‘ferros’ aplicados aos dentes. Esse novo aparelho é totalmente invisível e tão eficaz quanto o antigo, além de não causar o desconforto da aplicação”, conta Dr Goldmann.

Dr.Sidnei Goldmann

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPresidente de Honra do PDT
Próximo artigoLeitoa Light