Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá participa do Dia de Doar

A Rede Feminina de Combate ao Câncer está preparada para receber as pessoas que querem conhecer melhor o trabalho realizado para ajudar adultos, crianças e adolescentes com câncer. A entidade estará com as portas abertas para a comunidade no dia 27 de novembro, que é o Dia de Doar.
Além de fazer uma visita às instalações da RFCC Maringá, as pessoas podem fazer doações de roupas, calçados, brinquedos, alimentos e produtos especiais para a montagem de cestas de ceia de Natal para as famílias que recebem assistência da instituição.
O Dia de Doar é uma campanha para promover a solidariedade e a cultura de doação no país. A data surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome GivingTuesday. Foi criado pela organização 92Y com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais BlackFriday e CyberMonday, e é sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013. “No ano passado foi impressionante. Tivemos visitantes o dia todo e a gente teve o prazer de receber os moradores vizinhos à sede da RFCC, aqui do Jardim Novo Horizonte. Gente que está aqui tão pertinho e ainda não nos conhecia”, ressaltou Janaína Mantovani, gestora institucional da entidade.

Durante a visita as pessoas têm a oportunidade de comprar enfeites e artesanatos natalinos produzidos pelos voluntários. Podem também participar do projeto Árvore da Esperança. Com a doação de 10 reais, a pessoa recebe um enfeite natalino em formato de coração com o nome de um paciente de câncer e outra peça igual é colocada na árvore de Natal da RFCC Maringá.
A entidade atende 184 adultos, 46 crianças e adolescentes em tratamento contra qualquer tipo de câncer pelo SUS e em situação de vulnerabilidade social de Maringá e região. Os pacientes que vem de longe podem ficar hospedados na casa de apoio da instituição, que tem capacidade para hospedar 32 pessoas. Esses pacientes também contam com todas refeições e transporte para fazer consultas e exames.