Promotor Cruz lança livro “Aventura pelas Três Américas”

Foi uma noite de autógrafos concorrida. Mais de 350 pessoas participaram do lançamento do livro “Aventura pelas Três Américas”, de autoria de José Aparecido da Cruz, procurador de Justiça, que trabalha no Ministério Público, em Curitiba.


O evento, realizado no início do mês, na sede da Kinpai, concessionária da Mitsubishi, para a região de Maringá, reuniu juízes, promotores, advogados, médicos, empresários, políticos, representantes da imprensa, entre outros.


O livro descreve a viagem que Cruz fez pelas três américas, durante 110 dias. Além do relato pessoal, a obra traz publicadas mais de 500 fotografias. O trajeto teve como ponto de partida Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, chegou ao Canadá para retomar o caminho de volta, ingressar no Brasil, pelo Estado do Acre, até, finalmente, estacionar em solo paranaense. Foi uma aventura solitária, o procurador seguiu sozinho, na direção de uma Pajero, mas repleta de emoções. Inclusive com fatos memoráveis nas passagens pela Guatemala e Colômbia, que, por pouco, não abreviaram a realização do sonho do procurador.
Cruz afirma que a ideia inicial era fazer apenas a viagem. O livro nasceu quando, ao retornar, releu a longa série de mensagens enviadas por ele para um grupo de amigos, formado no WhatsApp. “Resgatei e detalhei mais algumas histórias. O conteúdo estava pronto”, destaca. Na impressão do material, contou com o apoio da Diretoria da Kinpai, e o autor decidiu reverter o dinheiro arrecadado com a venda dos exemplares para a Associação Norte-Paranaense de Reabilitação (ANPR), de Maringá.
De acordo com o presidente da ANPR, Valcir Antônio Scramim, foi uma honra para a entidade ter sido a escolhida para receber a doação. “Foi muito significativo. A Associação vive de promoções e doações”, ressalta. O diretor da Kinpai, Eduardo Montemor, declara que a empresa investiu na ideia do autor pela “amizade” e por ele ser um “cliente antigo”. “Também foi um bom teste para um dos veículos da nossa linha”, comenta.
Presente à noite de autógrafo, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), comentou que “Aventura” vai inspirar outras pessoas a realizarem os sonhos delas e a contar como é viver uma experiência do gênero. O senador Álvaro Dias recordou o trabalho do autor desde que era promotor público. “O Cruz é um ícone do combate à corrupção neste país. Agora, envereda, com toda a competência e a ousadia peculiar dele, no universo das boas histórias”, frisou.
“Aventura pelas Três Américas” é o segundo livro do procurador Cruz. O primeiro, de 2001, é “Averiguação e Investigação de Paternidade no Direito Brasileiro”; uma obra jurídica. O autor adianta ter outros três em fase de elaboração. Um sobre a tese de doutorado defendida por ele; outro sobre política e, o terceiro, sobre outra viagem que fez a Ushuaia, capital da Província da Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. (inf Claudio Galleti/foto Paulo Souza/AAZ Magazine)