Procon de Maringá e Sarandi realizam mutirão de renegociação de dívidas

O Procon de Maringá, em parceria com o Procon de Sarandi, realizará entre os dias 20 e 24 de novembro mutirão de renegociação de dívidas com instituições bancárias, financeiras e administradoras de cartão de crédito. Em Maringá as ações serão realizadas na praça Renato Celidônio, no Procon Móvel e em diversos bairros e nos distritos de Iguatemi e Floriano. Já em Sarandi as atividades acontecem na sede do Procon, Prefeitura e na Autarquia de Águas.

Além da semana de renegociação das dívidas, alunos de escolas municipais receberão palestras sobre a educação financeira. “O Procon não é um órgão que apenas recebe reclamações mas um agente para a cidadania, lembrando que temos um projeto de trabalhar com as famílias carentes para o incentivo à poupança e o gasto consciente”, explicou o diretor do Procon de Maringá, Rogério Calazans.
O evento é uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e também oferecerá aos consumidores a renegociação por meio do site consumidor.gov.br, plataforma monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Calazans destacou que a iniciativa marca uma das primeiras ações conjuntas entre os órgãos de defesa do consumidor de Maringá e Sarandi, visando a criação do Procon metropolitano. “Os municípios têm leis que autorizam a criação desse consórcio que facilitará o acesso dos consumidores ao Procon, possibilitará integração processual e ampliará a cobertura de fiscalização”, afirmou.
O coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, lembrou que devida à jurisdição o órgão deixa de atender bairros maringaenses no limite dos municípios. “Atendemos moradores de Marialva mas pelo limite da competência não conseguimos seguir adiante em muitos processos. A criação de um Procon metropolitano ampliará o alcance de nossas atividades”, destacou.