Prêmio ACIM Mulher será entregue à Sineida Ferreira

(foto Marquinhos Oliveira)

O prêmio ACIM Mulher 2018 será entregue neste sábado (10) para a dermatologista Sineida Maria Berbert Ferreira em cerimônia no Clube Hípico, às 20 horas. O convite, que é por adesão, está à venda na secretaria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que realiza o evento, ou junto às conselheiras do ACIM Mulher.
“Duas palavras resumem o meu sentimento: gratidão e responsabilidade”, destacou a homenageada ao falar sobre a importância do prêmio. “Nunca imaginei que meu trabalho e minha trajetória seriam reconhecidos pela comunidade. Fui vivendo e trabalhando sem imaginar que tipo de impacto estava gerando, mas esse reconhecimento gera gratidão”.
“E esse prêmio traz também responsabilidade. A partir de agora vou estar ainda mais comprometida em cada ação para ser merecedora e digna deste prêmio, que já foi entregue para outras mulheres com trajetórias inspiradoras”, acrescentou a dermatologista.
Sineida foi escolhida por uma comissão julgadora no ano passado. Ela nasceu em Nova Friburgo/RJ e se formou em Medicina no Rio de Janeiro. Obteve os títulos de especialista em Dermatologia e em Hansenologia e fez especialização em Cosmiatria na Universidade de Buenos Aires. Mudou-se para Maringá em 1990, quando abriu uma clínica de dermatologia que foi pioneira, no Paraná, em tratamentos cosmiátricos, como preenchimento e lasers.

A dermatologista também fundou a Associação das Pessoas Portadoras de Psoríase do Paraná. É autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e do livro ‘Doutor eu tenho muito suor’, é membro da Academia Americana de Dermatologia, do American College of Physicians e do Colegio Ibero Latino Americano de Dermatologia.
Ela reserva ainda boa parte do seu tempo para o trabalho voluntário na entidade maringaense Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, que atende cerca de mil jovens aprendizes e 450 famílias. Lá também abre espaço na agenda para atender pacientes graves e comprovadamente carentes encaminhados pelo município.
Foi por sua iniciativa que o caminhão da psoríase, projeto da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com o laboratório La Roche-Posa, passou por Maringá em duas ocasiões trazendo palestras, debates e atendimento à população.
O prêmio está na 15a edição. A cerimônia terá patrocínio de Achê Laboratório – Linha Demartologica Prófuse, Ateliêr Portinari, Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Consórcio Triângulo, Coopercard, Copel Telecom, Fomento Paraná, Hospital Próvisão, Maringá Park Shopping Center, Radamés Eventos, Saint Helena Bilingual Education, Sancor Seguros, Sanepar, Sicoob, Tatiana Pontara Home, Unicesumar, Unimed Maringá e Uniprime Norte do Paraná.

Histórico

O Prêmio ACIM Mulher foi criado em 2004 para homenagear mulheres que desenvolvem atividade, pesquisa, produto ou projeto de destaque nas áreas da ciência, cultura, negócios ou trabalho social. Elas também precisam ter causado mudanças na sociedade; ter oferecido soluções significativas em sua área de atuação; servir de modelo para outras iniciativas; ser criativa e inovadora.
A primeira a ser homenageada foi Edna Almodin (oftalmologista). Depois, anualmente, receberam a premiação irmã Cecília Ferrazza (Lar Escola da Criança de Maringá), Pity Marchese (Haddock Buffet), Fátima Zubioli (O Casulo Feliz), Helena Meneguetti Hizo (Steviafarma), Natália Martin (Centro Comercial Tiradentes), Jeane Nogaroli Guioti (Cooper Card), Márcia Angeli (Academia Márcia Angeli), Cida Martins (Martins Decorações), Teresa Furquim (Dental Press), Anália Nasser (Hospital e Maternidade Maringá), Agma Sendeski (Aquário), Eliza Shiozaki (Colégio São Francisco Xavier) e Myrian Recco (Recco Lingerie).
O processo de escolha se dá em duas etapas: o ACIM Mulher convida 21 entidades de classe de Maringá para fazer a indicação de até três nomes de mulheres para a primeira fase do processo. Daí os nomes indicados são submetidos à eleição secreta por uma comissão julgadora, que é formada por representantes da ACIM, prefeitura, Câmara Municipal, Codem, Secretaria Municipal da Mulher, Sivamar e Fundacim.