Prefeito destaca o sucesso do Refis em encontro com a imprensa

Durante encontro com a imprensa, na manhã desta quarta, 19, o prefeito de Maringá Ulisses Maia destacou os bons resultados do início do Refis, programa que concede descontos em juros e multas de débitos tributários, inscritos ou não em dívida ativa. “Em dois dias foram 172 contratos formalizados em um total de R$ 899 mil. Importante ressaltar que não há renúncia de receita e anistia, lembrando que o programa pode ser feito a cada dez anos e abrange apenas juros e multas”, detalhou o secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto.
Com os jornalistas, Maia também enfatizou a saúde financeira do município. “Diariamente somos procurados por instituições financeiras devida a nossa capacidade de endividamento. Embora os repasses do governo federal e estadual tenham diminuído, a receita própria do município tem crescido de 12 a 13 % ao ano”, disse.
Relacionada à atuação do Procon frente a questão do preço de combustíveis, o prefeito lembrou que embora a competência para apurar crimes econômicos como o cartelismo seja do Ministério Público, o município fará sua parte. “Há dois processos abertos de comercialização de gasolina adulterada e confio no trabalho dos órgãos competentes”, afirmou.

Questionado sobre contratos com o transporte coletivo e cessão do Parque de Exposições para a Sociedade Rural, o prefeito lembrou que a primeira licitação é investigada pelo Ministério Público e a segunda prevê contrapartidas as quais o município está atento para cobrar a execução.
No encontro com a imprensa, também ressaltada a elaboração de 93 projetos de obras e anunciados previsões e prazos. Viadutos do Contorno Norte têm obras previstas ainda para este ano; primeiras intervenções na Praça Raposo Tavares do Eixo Monumental para o início em 2020, mesmo ano das revitalizações nas praças Rocha Pombo, Todos os Santos, Napoleão Moreira e Divino Espírito Santo.
Destacado também que o município reutilizará como ecopontos os contêineres que transportavam os pré-moldados do Hospital da Criança. “Oficiamos a empresa para o repasse que garantirá o uso de 30 contêineres como ecopontos a serem distribuídos em diversas regiões e para destinação de materiais recicláveis”, explicou o secretário de Obras Públicas, Albari de Medeiros.

Houve ainda perguntas dos jornalistas sobre a equipe administrativa, especialmente a troca de diretor do Procon. “Devida à abertura de processo na Justiça pelo ex-diretor do órgão contra um vereador tornou-se insustentável a relação com a Câmara, a qual desde do início do mandato temos uma relação harmônica”, explicou, frisando que está satisfeito com a qualidade do trabalho dos gestores.
O “Bate-Papo com a Imprensa” como é denominado o encontro com jornalistas é realizado desde o primeiro ano da gestão Ulisses Maia e reafirma o compromisso da administração com a transparência. Caracterizado pela informalidade, prefeito e secretários municipais respondem a questionamentos, esclarecendo dúvidas, além de apresentar projetos em andamento à imprensa.