Cotidiano

‘Portões do Céu’, em Bali, atrai turistas em busca de fotos falsas; entenda a estratégia dos guias locais

Truque com espelho dá a impressão de que há água sob os pés dos turistas, mas registro não mostra a realidade do local. As ‘Portas do Céu’, em um templo em Bali, estão se tornando conhecidas em contas no Instagram com a hastag do nome do lugar. Mas o registro fotográfico é um truque com espelho.
Reprodução/Instagram/@st.ana93
Um post no Twitter está revelando o segredo que há por trás de lindas fotos feitas em um templo Bali: um truque com espelho faz com que a foto pareça ter reflexo de água, quando na verdade não há água alguma por ali.
Na última quinta (4), a repórter de economia da revista Fortune Polina Marinova compartilhou o registro em sua conta na rede de microblog.
Quantos dias devemos tirar de férias?
Por que os islandeses não aguentam mais os influencers do Instagram
“A prova de que influenciadores do Instagram arruinaram tudo. Meus sonhos e esperanças se despedaçaram quando descobri que a ‘água’ sob as Portas do Céu é somente um pedaço de vidro debaixo de um iPhone'”- Polina Marinova, em post no Twitter.
Initial plugin text
“A prova de que influenciadores do Instagram arruinaram tudo. Meus sonhos e esperanças se despedaçaram quando descobri que a ‘água’ sob as Portas do Céu é somente um pedaço de vidro debaixo de um iPhone'”-
Ela se referia a fotos feitas no templo Lempuyang, um dos seis locais sagrados em Bali, na Indonésia.
A publicação, que até esta quarta (10) já teve mais de 9 mil compartilhamentos e mais de 14 mil curtidas, traz comentários de outros turistas que também se mostraram desapontados quando descobriram que, na realidade, as “Portas do Céu” de Bali não são bem o que mostram as imagens do Instagram.
Para fazer o registro, um guia local coloca um espelho sob a lente da câmera de celular, o que faz o reflexo na imagem. O truque dá a impressão de haver água no local e que seria esta água refletindo a imagem.
A realidade
‘Portas do Céu’ em outro post do Istagram mostra o local onde as fotos são feitas (ao centro da imagem), sem água.
Reprodução/Instagram/@missjodiewatt
A imagem acima mostra o cenário real do templo onde as fotos são feitas. Ao centro é possível ver uma fila de pessoas e, ao fundo, as ‘Portas do Céu’.
Os registros do Instagram têm atraído turistas ao lugar, o que faz com que a espera por uma foto possa levar até duas horas.
A publicidade com a imagem falsa também pode trazer outro problema ao local sagrado: o turismo predatório, que é a viagem em busca de cliques nas redes sociais em vez da experiência do lugar.
‘Efeito manada’ nas redes sociais e ‘economia disruptiva’ podem estimular turismo predatório
VÍDEO: veja dicas para praticar o turismo sustentável
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Mostrar mais

redação

contato (44) 99803-1491 [email protected]

Notícias Relacionadas

Botão Voltar ao topo