Patrulha do Som discute ações integradas para combater poluição sonora

(foto ilustrativa)

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) se reuniram na manhã desta segunda (5) para discutir alternativas de fiscalização de som em veículos, casas e comércios, por meio da Patrulha do Som. O encontro foi realizado na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar.
É manter o fluxo e a continuidade nas atividades para atender as demandas”, comenta o secretário da Sema, Ederlei Alckamim, mencionando o número de reclamações a cada final de semana que ultrapassam 150 chamadas somente pelo telefone 190 (Polícia Militar).
Um dos objetivos da força-tarefa é educar a população para o volume correto do som. As abordagens serão feitas regularmente e acredita-se que, a longo prazo a poluição sonora seja reduzida. Aos reincidentes, a multa vai até R$ 2.500, além da apreensão do aparelho de som.

Capacitação
Na quinta, 8, os fiscais da Sema terão treinamento, às 9 horas, no 4º Batalhão de Polícia Militar. O treinamento será para preparar os fiscais para as abordagens e operações, oferecendo informações e espaço para esclarecer dúvidas em possíveis situações.

Operação Carnaval
Durante o Carnaval e o Pós-Carnaval, nos dias 9, 10, 11, 12 e 17, a Patrulha do Som terá equipes de plantão a partir das 23 horas, horário de término da folia, para evitar o acúmulo som automotivo na Vila Olímpica e região.
A operação também irá se estender para os distritos de Floriano e Iguatemi. Além de combater o som alto, os policiais também estarão atentos aos motoristas alcoolizados e consumo de drogas.
Estiveram presentes na reunião o secretário da Sema, Ederlei Alckamim; secretário de Segurança Pública, Coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha; diretor de Operações e Educação de Trânsito da Semob, Marcelo Filite; subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Major Cardoso; comandante de Planejamento, Capitão Mazeto; comandante piloto de Trânsito, Tenente Dutra; representante da Ronda Tático Motorizada (Rotam), Tenente Bruna; comandante da Rádio Patrulha, Tenente Caio; chefe do serviço de inteligência, Tenente Santana; chefe de Ação Integrada de Fiscalização Urbana, Tenente Valesco; gerente Operacional da GM, Arthur Talbati; subcomandante da GM, Jeferson Barbosa.