Ozório Kunio Matsuda é o mais novo Cidadão Benemérito de Maringá

Em sessão solene a Câmara de Maringá entregou ao professor Ozório Kunio Matsuda o título de Cidadão Benemérito. A homenagem, proposta pelos vereadores Flávio Mantovani e Mário Massao Hossokawa, foi entregue na quinta-feira (5).
Matsuda agradeceu aos vereadores pela homenagem. Ele afirmou acreditar que o trabalho desenvolvido por ele em favor dos animais tenha contribuído para o recebimento do título. “Por isso falo em nome de grandes amigos que não têm voz como nós humanos, mas que demonstram todo o carinho, a gratidão, o respeito e o verdadeiro amor que todos os seres viventes deveriam expressar.”
O professor também dividiu a homenagem com todos que trabalham pela causa animal. “Esta homenagem não é somente minha, mas sim de todas estas pessoas que tenho orgulho de representar hoje.”
Ele lembrou as palavras de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível. O trabalho é duro, cansativo, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Ver a alegria de um animal resgatado, tratado, adotado e amado dá a sensação maravilhosa de dever cumprido.”

O prefeito Ulisses Maia destacou que as ações do professor Ozório são conhecidas em Maringá e também em outras cidades. “Feito um São Francisco contemporâneo, Ozório prega o respeito, a responsabilidade e o cuidado para com os animais, em uma atividade incansável e diuturna a favor dessa causa.”
Maia relembrou o ensinamento de São Francisco de Assis: “Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras. Parabéns professor Ozório. Siga seu caminho tendo a certeza de que suas ações são um raio de sol a iluminar nossa sociedade.”
O vereador Flávio Mantovani destacou a atuação do professor Ozório na defesa dos animais. “Estou muito emocionado com a homenagem que fazemos hoje. O professor Ozório é um exemplo para mim, uma pessoa que me ensinou muito.”
Mantovani falou também sobre a atuação do professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde à frente da Coordenadoria do programa ProAninal realizou a castração dos animais abandonados e promoveu a doação de 250 cães.

Elenice Tavares Abreu, assessora ambiental da UEM, também destacou o trabalho e o exemplo do professor Ozório dentro da Universidade. “Estou muito feliz em participar dessa homenagem, que é um reconhecimento da sociedade maringaense ao professor Ozório.”
Liria Furuuti Matsuda, esposa do professor Ozório, foi homenageada com a entrega de um buquê.