Otimismo marca lançamento da Expoingá 2018

O otimismo quanto ao desempenho do agronegócio na economia brasileira marcou o lançamento da Expoingá 2018. A festa ocorreu ontem (01/03), no Centro de Eventos do Parque de Exposições e reuniu cerca de mil pessoas. O governador Beto Richa, a vice-governadora Cida Borghetti, o ministro da saúde, Ricardo Barros, o prefeito Ulisses Maia, o arcebispo Dom Anuar Battisti, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais, produtores rurais e lideranças do agronegócio prestigiaram o evento.
A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, anunciou as expectativas de negócios da feira. Lembrando que o agronegócio cresceu 13% no ano passado e puxou para cima o PIB brasileiro, ela disse que é possível superar os números da edição anterior.
“Nossa feira no ano passado já foi muito boa. Mas é possível que a gente atinja em torno de R$ 500 milhões de comercialização este ano. Quando os resultados no campo são bons, os agricultores também investem mais na produção, em equipamentos, melhorias de sistemas”, salientou. “Sobre a expectativa de público, é possível que fique em patamares iguais, já que a Expoingá 2017 recebeu perto de 600 mil pessoas”, observou.

Pronunciamentos

O governador Beto Richa disse sentir-se orgulhoso de participar do lançamento de uma das mais importantes feiras agropecuárias do Brasil. “Nossa presença aqui demonstra o reconhecimento do Governo do Estado ao agronegócio, àqueles que produzem e geram riqueza”, afirmou, ao destacar que o Paraná responde por 20% da produção nacional do agronegócio.
Para o ministro Ricardo Barros, o Brasil é o celeiro da humanidade. “A demanda por alimentos no mundo é crescente e dessa área vem a grande oportunidade para o Paraná. Feiras como a Expoingá são importantes para fomentar ainda mais o setor.”
A vice-governadora Cida Borghetti disse que o governo do Estado tem “as mãos estendidas para o agricultor”, por meio de vários investimentos em infraestrutura e logística e a Expoingá é uma feira que “expõe o potencial do nosso estado para todo o Brasil e o mundo”.
A deputada estadual Maria Vitória afirmou que a Expoingá 2018 será um cenário para comemorar os excelentes resultados do agronegócio, enquanto o deputado federal Sérgio Souza aproveitou o momento para defender políticas públicas mais eficientes a favor do produtor rural.
O prefeito Ulisses Maia destacou números do agronegócio para falar da importância da feira. Ele lembrou que no ano passado, dos U$ 18 bilhões das exportações paranaenses, U$ 13 bilhões vieram do agronegócio, equivalente a 75% de todo o volume, e acrescentou: “esses números refletem no sucesso da Expoingá”. “Com certeza será um ano de superação”, continuou, lembrando que “a cidade respira feira nos dias da Expoingá e todos se beneficiam diretamente dela, com a injeção de recursos que acontece no município.”

Novidades

Durante o lançamento foram anunciadas as novidades da feira, que este ano tem o tema “Forte e Dinâmica como o Agro”. Feira internacional de artesanato com cerca de 200 expositores, oriundos de mais de 20 países e 15 estados, maratona de computação Hackathon Inova Agro e a volta do museu do videogame, grande sucesso em 2017, estão entre as atrações.
Também está garantido o famoso Camarote Brahma, oito noites de shows com famosos artistas brasileiros e três de rodeios com uma das companhias mais famosas do mundo, além de shows gratuitos com a dupla Bruno e Marrone e o pe. Reginaldo Mazzotti.
A Sociedade Rural de Maringá, organizadora da feira, informou que manterá a tradição de dois dias de portões abertos para o público, além da garantia de doze raças bovinas, das melhores raças de equinos, mostras nacionais de ovinos, julgamentos, leilões e provas equestres.
Na área de agricultura, a feira traz um campo demonstrativo de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e promove também o primeiro fórum nacional para debater esse inovador sistema de produção, com a participação dos maiores especialistas da área. O espaço da carne para valorizar o produto de qualidade, além de dezenas de eventos técnicos, exposição de maquinários agrícolas, os lançamentos da indústria automobilística e uma diversidade de outros produtos da indústria, comércio e serviços, assim como muito entretenimento, cultura e gastronomia estão garantidos para a Expoingá 2018, que acontece de 3 a 14 de maio.