Orquestra toca temas de grandes filmes neste final de semana

O projeto “Som da Banda” promove durante o final de semana mais um Cinema In Concert, com entrada livre para todos os públicos. Estão previstas duas apresentações no Teatro Calil Haddad, em Maringá. Uma delas no sábado (26), às 20 horas, e outra no domingo (27), à partir 9h30. Os 38 músicos que integram a orquestra vão tocar temas de filmes, dentre eles: Vingadores, Capitão América e Rei Leão.

Vão ser dois dias agradáveis onde a população terá a oportunidade de conhecer esse trabalho socioeducativo realizado com jovens e adultos”, convidou o coordenador do projeto e maestro da orquestra, Graziani Moraes. “Ao todo, são atendidas 220 pessoas com idades entre 6 a 47 anos. Elas recebem aulas no contraturno escolar, de segunda a sábado, com duração de 1h30 cada. Aprendem a tocar instrumentos de sopro, percussão, canto coral, corpo coreográfico, além de baliza”.
Esta iniciativa é realizada em quatro polos na cidade de Maringá – Colégio Estadual João de Faria Piolli, Instituto de Educação Estadual de Maringá, Lar Escola da Criança e no Programa Florescer. Uma ideia que saiu do papel em 1982, na época um trabalho social do colégio Branca da Mota Fernandes. Em 1999 foi fundada a Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota Fernandes, qual precisa de apoio da iniciativa privada para manter as portas abertas.

Uma das empresas a patrocinar as aulas é a concessionária de rodovias Viapar. “Essa parceria existe desde 2009. A manutenção do atendimento só é possível graças a essa contribuição”, completou o maestro Moraes, agradecendo a parceria.