Óleo derrama no Rio Pirapó, contaminação deve chegar a Maringá

161
(imagem ilustrativa)

Uma carreta que transportava óleo vegetal tombou na manhã deste sábado nas proximidades do rio Pirapó no município de Apucarana. O motorista Jairo Freire de Queiros, 37 anos, foi levado para o hospital da Providência de Apucarana após ser ejetado do caminhão Volvo com placa de Apucarana.
A carga,  30 mil litros de óleo,  derramou no leito do rio que abastece diversas cidades no noroeste do estado.
A empresa Sanepar, concessionária responsável pelo abastecimento de água e saneamento, acredita que boa parte do produto deve chegar até a subestação de tratamento em Maringá no início da noite deste domingo (14).

Sem plano
A Sanepar não tem um plano de contenção de emergência para este tipo de acidente, mas equipes estão monitorando o vazamento do produto na água. O óleo vegetal, por ser menos denso que a água fica na superfície e na forma de manchas .
Contactado pelo site Manchete, um especialista da Sanepar, que preferiu não se identificar nos disse que com a vazão do rio, esse óleo irá ser diluído e não haverá contaminação que cause danos ao ambiente, mas não é possível dimensionar se haverá ou não contaminação da água aos consumidores.