MudaMundo realiza mais uma temporada no Paraná

Depois de passar por São Pedro do Ivaí em abril, agora é a vez de Maringá receber o projeto MudaMundo. Entre 28 de setembro e 4 de outubro, a cidade recebe o projeto que vem disseminando os conceitos básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. A programação gratuita é destinada a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas (confira os locais no serviço abaixo). O projeto MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social tão necessária em nosso país. Por meio das histórias vividas pelo menino João, um garoto, muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças, são transmitidos valores de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas ações. O projeto vem colaborando tanto para a educação quanto para a formação de uma cultura de cuidado e com o resgate de valores.

Em Maringá, serão três oficinas de sensibilização para professores e cinco apresentações teatrais para alunos da rede pública do município, encenadas pelo grupo mineiro Real Fantasia. Para ampliar ainda mais o acesso à cultura e contribuir para a formação de plateia, o MudaMundo vai promover ainda “rodas de conversa” entre a equipe do projeto, o grupo teatral e os alunos e professores. A ideia é oportunizar a discussão sobre a transposição da literatura para o teatro e as várias linguagens teatrais e recursos cênicos utilizados no espetáculo.

Além disso, os professores e as escolas participantes receberão kits compostos por seis livros infantis com as histórias do menino João e um caderno com sugestões de atividades para desenvolver em sala de aula. Na cidade, o projeto conta com o patrocínio da empresa Alltech, o que também garantiu a doação de 4500 livros, sendo 1800 para São Pedro do Ivaí e, agora, 2700 para as escolas de Maringá. As histórias foram escritas pelo autor gaúcho Caio Riter e ilustradas pela artista plástica Laura Castilhos.

O projeto, que nasceu no Rio Grande do Sul, acontece desde 2006 em diferentes estados brasileiros e já percorreu mais de 115 cidades, atingindo diretamente mais de 80 mil crianças e mais de 12 mil educadores, além de aproximadamente 4.600 escolas municipais e estaduais envolvidas. Mais de 265 mil exemplares do livro MudaMundo já foram doados para bibliotecas de escolas públicas.