Morre o vocalista da banda Joy

Todos aqueles que gostam do estilo Euro-Disco espalhados pelo mundo estão mais tristes no começo deste mês. Faleceu, no dia 8 de junho, Manfred Temmel, vocalista, compositor, guitarrista e membro da famosa banda austríaca “JOY“. Ele, que estava com sessenta anos de idade, foi um dos fundadores.

A banda foi formada em Bad Aussee, uma pequena cidade da Áustria com apenas 5 mil habitantes. Andy Schweitzer, Freddy Jaklitsch e Manfred Temmel se conheceram ainda durante o colegial. Naquela época, eles tocaram em diferentes bandas amadores. Após a graduação, seguiram em diferentes carreiras: Andy trabalhava como policial, Freddy ensinava alemão e história na escola e Manfred era um DJ popular na discoteca Orion em Traunreut, Alemanha.
Se encontraram novamente em 1984 e decidiram concentrar seus esforços conjuntos em uma carreira musical profissional. Rapidamente, conseguiram um contrato com a gravadora OK Musica. Os donos da gravadora nomearam Michael Scheickl (na época usando o pseudônimo de Michael Mell), para produzir a banda. Seu primeiro single, “Lost in Hong Kong”, foi lançado em fevereiro de 1985. Apesar de não se tornar um grande Hit, a banda começou a ganhar notoriedade. Porém o próximo single “Touch by Touch”, composto por Schweitzer e Jaklitsch, lançado em setembro de 1985, alcançou rapidamente o topo da “European Top 20 Dance Charts”, fazendo sucesso não somente na Áustria, como também em Portugal e Espanha, onde mais de 50 mil cópias do single foram vendidas. Logo na sequência, seu terceiro single “Hello” se tornou um grande sucesso.
Com tantos Hits nas mãos, o lançamento do Álbum se tornou uma sensação em muitos países da Europa e fez com que “Valerie”, outra faixa do álbum do grupo JOY, ficasse conhecida e fizesse enorme sucesso, principalmente na Europa Oriental, mais precisamente na Rússia, onde alcançou a 3ª posição nas paradas da Revista Krugozor em 1987. De lá para cá, tiveram brigas e outras formações, porém em 2010 os três membros originais da banda se reuniram novamente para continuarem se apresentando em vários shows de música espalhados pelo mundo, incluindo a Ásia. Depois de verem o tremendo apelo que ainda conservavam com o público, em 2011, durante um grande show na Rússia, decidiram lançar um novo álbum chamado “Enjoy”, que alcançou o 21º lugar na Áustria. O último single conhecido da banda foi lançado em 2016, com o nome de “Lunapark”. (inf Energy Brazil)