Morre aos 90 anos Chuck Berry

148

Morreu aos 90 anos Chuck Berry, lenda da música norte-americana. Cantor, compositor e guitarrista, Berry foi o pioneiro do rock ‘n’roll, gênero que ajudou a moldar com seus grandes sucessos dos anos 1950, como “Roll Over Beethoven e “Johnny B. Goode”. Ele foi encontrado já sem vida pela polícia de St. Charles, Missouri, que respondeu a uma chamada de emergência.
Berry foi um dos responsáveis por solidificar o nascente rock’n’roll com faixas de sua autoria, lançadas pela gravadora Chess Records, de Chicago, que logo chegaram ao grande público e elevaram o rock ao status de fenômeno pop.

A Influência de Chuck Berry
As faixas traziam os vocais característicos de Berry, acordes inventivos na guitarra e uma sensibilidade para a experiência dos jovens da época. Em poucos anos, seu repertório seria adotado por artistas como Beatles, Rolling Stones e Beach Boys, que copiaram a melodia de “Sweet Little Sixteen”, do guitarrista, em “Surfin U.S.A.”.
Brian Wilson, do Beach Boys, chegou a dizer que Berry escreveu “todas as grandes canções e inventou todas as batidas do rock ‘n’roll”. Alguns de seus principais sucessos incluem “Thirty Days”, “Too Much Monkey Business”, “Brown Eyed Handsome Man”, “You Can’t Catch Me”, “School Day”, “Carol”, “Back in the U.S.A.”, “Little Queenie”, “Memphis, Tennessee”, e “Rock and Roll Music.”
Berry também ficou conhecido por seu estilo exuberante no palco, com seu “duck walk” -uma espécie de marcha através do palco, abaixado-, que se tornou sua marca registrada. (leia mais)