“Mistura de paixão e trabalho é o que fortalece minha rotina”, diz sommelier de cerveja

Irmãos Felipe e Tiago Fonseca - Proprietários The Drink Shop

Nos últimos anos, Brasília tem conhecido empreendedores cada vez mais jovens. A maioria deles, com coragem e ousadia, montam seu próprio negócio com um objetivo especial: unir uma paixão ao trabalho. Tiago Fonseca é um destes. Ao lado do irmão Felipe Fonseca, montou a The Drink Shop, onde se sente à vontade para explorar uma das coisas que mais admira: o mundo das cervejas.
Sommelier de cervejas, com formação pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB – SP) desde 2015, Tiago relembra que o interesse na área “cervejeira” foi despertado em virtude dos negócios da família, que há anos trabalhava com distribuição de bebidas. A partir daí, veio o desejo de criar uma loja, com um novo conceito, onde se pudesse investir em rótulos diferenciados e na comercialização de drinks.

A formação e a experiência também renderam a Tiago a posição de juiz de cervejas afiliado ao BJCP (Beer Judge CertificationProgram), organização americana de certificação que lhe confere legitimidade para participar de concursos. Knowhow este que lhe possibilita oferecer treinamento aos funcionários da The Drink Shop e palestras e debates em confrarias de amigos e clientes.
Sobre preferências por estilos e sabores, o sommelier ressalta que não é apegado a rótulos ou marcas específicas, pois a grande variedade de cervejas existente permite que se adequem a diversas situações. “Os estilos são variados, com uma gama enorme de sabores diferentes, e são capazes de se adaptar aos mais diversos gostos. É isso que busco transmitir aos nossos clientes, quando conecto a bebida servida ao seu paladar”, explica Fonseca.

Tiago também faz questão de oferecer novas possibilidades a quem chega na loja. “Gosto muito de estimular a experimentação de cervejas até então desconhecidas pelos clientes, fazendo com que apreciem novos sabores e se encantem. Sem dúvidas, essa mistura de paixão e trabalho é o que fortalece minha rotina”, finaliza o jovem empresário.