Mérito Comunitário destaca trabalho na causa animal em Maringá

A Câmara de Maringá homenageou os agentes de fiscalização da Diretoria do Bem-Estar Animal, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, os representantes de ONGs da área de proteção animal e guardas municipais com a entrega de títulos do Mérito Comunitário. Os homenageados participaram, no dia 27 de dezembro de 2018, do resgate de 17 gatos adultos, alguns cães e aves que eram mantidos presos e sofriam severos maus tratos. A homenagem, realizada na sessão desta quinta-feira (7), foi proposta pelo vereador Sidnei Telles.


O diretor de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria, Marco Antônio Lopes de Azevedo, falou em nome de todos os homenageados. Ele ressaltou que as parceiras com as ONGs são importantes para a causa animal. “O Lemuel (Wilson Rodrigues) nos procurou e fez a denúncia. Os animais estão, temporariamente, aos cuidados da ONG Salvando Vidas, que ele dirige. A causa animal precisa de parcerias para ter sucesso.”
Azevedo também destacou e agradeceu o trabalho de toda equipe da Diretoria e ainda da Guarda Municipal. “O apoio da Guarda é fundamental para o resgate dos animais que sofrem maus-tratos porque pessoas que têm esse tipo atitude normalmente são difíceis de lidar no momento da operação de resgate.” Ele agradeceu a homenagem da Câmara e compartilhou com todos os integrantes da Diretoria.

O vereador Sidnei Telles ressaltou o trabalho da Diretoria que há quase dois anos faz ações de proteção aos animais domésticos e de rua, fiscalizando e punindo os maus-tratos e estimulando a adoção responsável. “No último mês, por exemplo, a equipe fez o resgate de 28 animais abandonados em bairros da cidade.”
Telles informou que de junho de 2018 até o momento foram resgatados 130 animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. Também foram realizados mais de 250 exames laboratoriais, 570 cães e gatos encontraram novos lares e aconteceram 38 feiras de adoção no Município. “Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho tão importante para a sociedade.”
Os integrantes da ONG Salvando Vidas Maringá Alex Batista, Lemuel Wilson Rodrigues e Monique Pedrosa Magro; os servidores da Diretoria do Bem-Estar Animal Angela Maria Jovedi, Ivan Zakaluk de Souza, Jonas Crozatti, Marco Antônio Lopes de Azevedo, Samantha Emiko Nagabe, Thais Cechinel e Tiago Borges Pavani; e os servidores da Guarda Municipal Paulo Morimasa Anzai e Silvia Regina de Jesus Ferreira receberam o título do Mérito Comunitário. Os guardas não puderam comparecer à sessão, mas foram representados por Azevedo.