Mega BRT entrará em operação em Maringá

O transporte coletivo nos corredores da avenida Morangueira e Kakogawa contará com seis novos ônibus que trarão mais conforto, ar-condicionado, Wi-Fi e um novo layout. O investimento integra as ações de melhoria no transporte exigidas pela administração municipal para a empresa concessionária. A previsão é que até o final do ano inicie a operação dos novos ônibus.
Mais modernos, os ônibus batizados de “Mega BRT”, que mencionam a sigla inglesa (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, tem 15 metros de comprimento com capacidade para 150 passageiros – o dobro dos convencionais – suspensão a ar, garantindo conforto, e mais agilidade com um motor de 310 cavalos, 100 a mais do que a média dos veículos atuais.
O consultor da Scania, Fábio Ribeiro, explica que o modelo é utilizado em grandes capitais e destaca as vantagens do veículo. “Este veículo possui três eixos, o terceiro com esterção de 25 % do dianteiro, reduzindo o arrasto dos pneus traseiros e melhorando a estabilidade veicular”, lembra.
O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, acrescenta que os veículos também serão destinados a outras linhas e farão parte das próximas renovações anuais de frota. “O conforto não é exclusivo para o passageiro e se estende ao motorista. O motor é traseiro, lembrando que o chassi é de ônibus e não de um caminhão como normalmente observamos”, explicou.
O visual dos ônibus também deve chamar a atenção, ao não se confundir com a frota atual pela cor, de tons claro, e um grande elemento decorativo nas laterais: folhas do ingazeiro, árvore que remete ao nome de Maringá e com forte ligação com sua história. A geometria dos detalhes das folhas também ressaltam a mobilidade. O design moderno da carroceria, especialmente a dianteira do veículo, lembra a de um “trem-bala”. A ampliação dos vidros também assegura um transporte mais confortável para os passageiros.