Maringá recebe Vernissage e Exposição de Odilla Mestriner

Odilla Mestriner foi uma renomada artista plástica brasileira, pouco conhecida no meio maringaense. Durante sua exímia trajetória, participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, entre elas na Bienal Internacional de São Paulo, nos anos de 1959, 1961, 1963, 1965, 1967, 1969 e 1973. Também foi reconhecida pela carreira internacional, ao conquistar a Bolsa Prêmio da The Pollock-Krasner, de Nova York e nacional, como o Prêmio Itamarati, de Brasília, e o de melhor desenhista de 1973, pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo).

Estímulo
A artista plástica nasceu em 18 de agosto de 1928, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde escolheu viver até o final de seus dias em 10 de fevereiro de 2009. Desde cedo descobriu o desenho e, como autodidata, começou a pintar paisagens, naturezas-mortas e retratos dos familiares. Em 1955 passou a frequentar a Escola de Belas Artes de Ribeirão Preto. Foi nessa Escola que recebeu grande estímulo do professor Domenico Lazzarini, de origem italiana, que identificou e apoiou a força do grafismo em seus desenhos.

Obras
Suas obras estão presentes na Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM (Museu de Arte Moderna de S. Paulo), Museu de Arte Contemporânea (USP), Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte de Ribeirão Preto e muitos outros de cidades do interior e capitais, de dentro e fora do país. Além disso, existe um painel sobre a Fundação Ribeirão Preto criado pela artista e que permanece exposto no Theatro Dom Pedro II, de Ribeirão Preto.

Odilla Mestriner mostrou muita garra ao lutar para se afirmar profissionalmente como artista plástica fora do eixo Rio/São Paulo. Ela nos deixa um grande acervo com suas obras, que se tornaram fontes de homenagem por sua contribuição à cultura”, explica Danielle Cenerini, organizadora do Vernissage em Maringá por meio da Amici – Gestão de Eventos.

Cenerini afirma que a Família Mestriner busca com o evento homenagear a artista que completa 10 anos de ausência, apresentando parte do acervo produzido durante os 52 anos de carreira. A iniciativa partiu do irmão da artista, Antônio Mestriner, que também foi responsável pela obra literária ‘A saga de Odilla Mestriner’, lançado em 2013. Livro que conta a vida e a garra da artista no campo das artes visuais.

O Vernissage, que será exposto no 3º Piso do Shopping Maringá Park, será lançado na noite da próxima terça-feira (17), às 19h. O público em geral poderá conferir o acervo da artista até 31 de julho.

Serviço
“A Arte de Odilla Mestriner”
Data: 17/07/2018 (Terça-feira)
Local: Shopping Maringá Park – 3º Piso
Horário: Às 19h