Maringá conquista terceiro lugar nos JOJUPs 2017

A delegação de Maringá encerrou no último sábado a sua participação na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), em Londrina. Maringá fechou a competição na terceira posição, mas com a certeza de que poderia ter sido melhor, já que algumas modalidades não foram bem, além da ausência em duas modalidades: futebol e rugby. Mesmo assim, comprovando a força do esporte maringaense, a diferença de pontos para a campeã Curitiba não foi significativa: 491 pontos Curitiba contra 418 de Maringá. Londrina encerrou na segunda posição, com 472 pontos. A delegação maringaense disputou os JOJUPs com 383 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.
Para o secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Valmir Fassina, Maringá entre as três melhores delegações na classificação geral estava dentro do projetado pelo setor técnico da secretaria. “O resultado dos JOJUPs ficou dentro do esperado. Sabíamos que nesse momento não conseguiríamos participar de todas as modalidades, pelo fato de estarmos numa fase de organização, e motivação dos representantes para que se organizem e trabalhem para desenvolver a sua modalidade específica com o apoio logístico e financeiro da secretaria de esportes. Exemplo disso, o rugby. Não participamos e isso implica em iniciarmos a pontuação geral com 21 pontos a menos, tanto no masculino como no feminino. Avançamos em algumas modalidades, como xadrez, futsal, tênis de mesa, tênis de campo, entre outras, que não recebiam mais investimentos e que já apresentaram equipes e participaram do JOJUPs, ainda que de forma tímida. Agora com os novos investimentos, as associações conseguirão se preparar bem e teremos uma melhor classificação geral”, analisou.

ALOJAMENTO

A delegação maringaense, chefiada pelo diretor de Esportes da SESP, Valdemar Silva (Dema) ficou alojada no Colégio Professora Maria do Rosário Castaldi. O município, para o conforto dos atletas, levou beliches. Além disso, refeitório próprio, e mesas de pebolim, ping-pong e sinuca para os estudantes-atletas se descontraírem no pátio do colégio. E a organização é primordial para a harmonia.
O colégio dividido: alas feminina e masculina, e sempre com coordenadores em cada setor. E às 23h o silêncio imperava no alojamento, até para que os estudantes-atletas pudessem se recuperar para a ´batalha´ do dia seguinte, além do respeito aos atletas e equipes que entravam em quadra no período da manhã. (inf Orlando Gonzales)

Maringá

ATLETISMO

Feminino – quinto lugar
Masculino – terceiro lugar

BADMINTON

Feminino – nono lugar
Masculino – décimo lugar

BASQUETEBOL

Feminino – sétimo lugar
Masculino – quarto lugar

CICLISMO

Feminino – quarto lugar
Masculino – sexto lugar

FUTSAL

Feminino – quinto lugar
Masculino – quinto lugar

GR

Quinto lugar

HANDEBOL

Feminino – segundo lugar
Masculino – primeiro lugar

JUDÔ

Feminino – terceiro lugar
Masculino – segundo lugar

KARATÊ

Feminino – segundo lugar
Masculino – segundo lugar

NATAÇÃO

Feminino – terceiro lugar
Masculino – terceiro lugar

TAEKWONDO

Feminino – décimo lugar
Masculino – sétimo lugar

TÊNIS

Feminino – segundo lugar
Masculino – primeiro lugar

TÊNIS DE MESA

Feminino – primeiro lugar
Masculino – segundo lugar

VÔLEI

Feminino – oitavo lugar
Masculino – segundo lugar

VÔLEI DE PRAIA

Feminino – segundo lugar
Masculino – primeiro lugar

XADREZ

Feminino – sétimo lugar
Masculino – décimo lugar

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Os 10 primeiros nos JOJUPs

1 – Curitiba 491 pontos
2 – Londrina 472
3 – Maringá 418
4 – Foz do Iguaçu 306
5 – Toledo 233
6 – Cascavel 216
7 – Ponta Grossa 192
8 – Campo Mourão 109
9 – Francisco Beltrão 88
10 – Guarapuava 80