JOJUPs: Com 84 municípios, etapa decisiva da divisão B começa nesta sexta em Apucarana

Apucarana mais uma vez é parceira do esporte paranaense. Após receber eventos como os Jogos Escolares do Paraná de 15 a 17 anos, Jogos Abertos do Paraná da divisão B, Projeto Bom de Bola, agora é a vez da fase final da divisão B dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs).
O evento, que terá a presença de atletas e equipes de 84 municípios, começa oficialmente nesta sexta-feira, a partir das 20h, com o cerimonial de abertura no ginásio de esportes Lagoão. Os primeiros confrontos acontecem em oito modalidades no sábado.
A competição marca disputas em sete modalidades, nos naipes feminino e masculino: basquetebol, futsal, handebol, handebol de praia, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Apenas duas modalidades, futebol e skate, terão disputas somente no masculino. Os campeões garantem o acesso à divisão A da competição em 2017. Aproximadamente dois mil atletas participam do evento.

Basquetebol tem início com oito partidas
A primeira rodada do basquetebol agenda oito partidas para o sábado, no Colégio Estadual Luiz Cerávolo e Ginásio Lagoão. O primeiro jogo, em ambos os locais, a partir das 8h30. No Lagoão, os jogos masculinos serão entre Palmas e Ivaiporã, Cambe e Foz do Iguaçu, às 10h; Apucarana e Cascavel, às 14h30, e Pinhão e São José dos Pinhais, às 16h. No Colégio Luiz Cerávolo, as partidas femininas têm programados os jogos entre Pinhão e Umuarama, Marilândia do Sul e Cornélio Procópio, às 10h; Palmas e Ponta Grossa, às 14h30, e Marechal Cândido Rondon e Pato Branco, às 16h.

Largada do futebol com cinco partidas
O primeiro jogo da modalidade acontece no período matinal, às 8h30, com Londrina e Paranavaí, em rivalidade da região Noroeste. As outras quatro partidas estão programadas para o período vespertino. Ainda na UTFPR, às 15h, Terra Boa encara a equipe de São Mateus do Sul e, às 16h30, jogam Paranaguá e Formosa do Oeste.
No campo do SESI, as duas partidas da primeira rodada colocam frente a frente Pato Branco e Iporã, a partir das 15h, e Cascavel contra Lunardelli, às 16h30.

Futsal começa com 10 jogos
A modalidade de futsal será desenvolvida em três locais na fase final: 30º BIMEC, SESC e Ginásio Lagoão. No BIMEC, cinco jogos no feminino serão realizados na primeira rodada. A partir das 8h30, Ampére terá Jaguapitã como rival; às 10h, Umuarama enfrenta o time de Castro; às 14h, jogam Nova Fátima e Colombo; às 15h30, a equipe de Manoel Ribas encara o Cascavel e, às 17h30, fechando a primeira rodada no local, Cantagalo enfrenta Itaipulândia.
No SESC, três partidas masculinas estão agendadas. Às 8h, Sarandi joga contra Pato Branco; às 9h30, o time de Lupionópolis rivaliza com Cascavel e, às 11h, o time de Medianeira terá Tibagi como adversário.
A rodada se encerra no período noturno, com Ivaiporã e Itaúna do Sul, a partir das 19h30 e Campo Largo contra Cambará, às 21h, no Ginásio Lagoão.

Oito partidas marcam primeira rodada do handebol
Os confrontos na modalidade de handebol dos JOJUPs acontecem nos colégios Platão e Três Reis de Oliveira. Os primeiros jogos, no masculino, ocorrem no Três Reis. A partir das 9h, Cascavel atua diante de Jardim Alegre. Às 10h15, jogam Ribeirão do Pinhal e Paranaguá. Depois, às 14h, Foz do Iguaçu duela com Londrina. Às 15h15, Ponta Grossa e Jussara cumprem o penúltimo jogo da primeira rodada no local, que se encerra com Rebouças e Alto Paraná, às 16h30.
No Colégio Platão, os confrontos femininos têm Sarandi e Guarapuava, a partir das 14h; Arapongas e Matelândia, às 15h15; e Santo Antônio do Sudoeste contra Mariluz, às 16h30.

O voleibol se inicia com oito partidas
A modalidade tem os primeiros confrontos previstos para os colégios Nossa Senhora da Glória e Mater Dei. A primeira partida do evento ocorre no feminino, às 9h, com Apucarana e Pérola, no Nossa Senhora da Glória. As outras quatro partidas da rodada, masculinas, serão entre Arapongas e Ivaiporã, às 10h. No período da tarde, às 14h, Pinhais joga com Tamboara. Às 15h, Pato Branco enfrenta São Jorge do Patrocínio e, às 16h, fechando a rodada no local, Campo Mourão joga diante de Jacarezinho.
No Colégio Mater Dei estão agendados três partidas femininas. Às 14h, Rolândia atua frente ao time de Planalto; às 15h, Palotina encara Castro, e Sarandi duela com Pinhais, às 15h.

Sábado
No Skate masculino, a partir das 9h de sábado se iniciam as provas, no Centro da Juventude (CEJA).
O vôlei de praia terá disputas femininas e masculinas, a partir das 8h, nas quadras 1 e 2 do Lago Jaboti.
O xadrez, no feminino e masculino, tem os seus primeiros confrontos programados para as 8h30, no Colégio Três Reis de Oliveira.

Segunda-feira
O handebol de areia, das modalidades em disputa, começa apenas na próxima segunda-feira, com jogos programados para o Lago Jaboti.

Municípios
Municípios confirmados na competição: Apucarana, Alto Paraná, Altônia, Ampére, Antonina, Antônio Olinto, Arapongas, Cambará, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cantagalo, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão, Douradina, Fênix, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guapirama, Guarapuava, Ibiporã, Iporã, Iretama, Itaipulândia, Itaúna do Sul, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguapitã, Japurá, Jardim Alegre, Jussara, Londrina, Lunardelli, Lupionópolis, Mamborê, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Marilândia do Sul, Marilena, Mariluz, Maringá, Matelândia, Medianeira, Nova Esperança, Nova Fátima, Nova Londrina, Palmas, Palotina, Paraíso do Norte, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pérola, Pinhais, Pinhão, Piraí do Sul, Planalto, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Rebouças, Ribeirão do Pinhal, Rolândia, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Patrocínio, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Sarandi, Saudade do Iguaçu, Sertaneja, Siqueira Campos, Tamboara, Terra Boa, Tibagi, Toledo, Umuarama e Uraí.
Os JOJUPs são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, em parceria com o município de Apucarana.